https://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/issue/feedCADERNO DISCENTE2025-09-03T14:38:05-07:00Prof. Me. Artur Gilberto Garcéa de Lacerda Rochaarturgarcea@esuda.edu.brOpen Journal SystemsO <strong>Caderno Discente ESUDA.com</strong> é um periódico semestral que tem como objetivo principal a publicação e divulgação dos trabalhos acadêmicos dos discentes da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA de Graduação e Pós-Graduação, assim como de toda a comunidade acadêmica das diversas instituições de ensino superior do país.<br />https://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1024A AUSÊNCIA DO ACOLHIMENTO FAMILIAR E SOCIAL E SEUS IMPACTOS PSICOSSOCIAIS NA FORMAÇÃO DE JOVENS LGBTQIAPN+ NA CIDADE DO RECIFE 2025-09-03T11:19:46-07:00Adérito Vieira de Meloarturgarcea@gmail.comArlene Soutoarturgarcea@gmail.comDébora Vasconcelosarturgarcea@gmail.comFlávio Rodrigo de A. Camposarturgarcea@gmail.comPaula Carina Gonçalves da Silvaarturgarcea@gmail.com<p>Este trabalho explora os profundos impactos psicossociais vivenciados por membros da comunidade <br>LGBTQIAPN+ em diversas esferas da estrutura social, com foco na ausência de acolhimento familiar e social. A <br>rejeição inicial, frequentemente manifestada no momento da revelação da orientação sexual ou identidade de <br>gênero, desencadeia um processo de exclusão com repercussões significativas nos âmbitos escolar, laboral e da <br>saúde. A análise aborda a violência física e psicológica, a internalização da homonegatividade e as <br>consequências para a saúde mental, incluindo o aumento do risco de suicídio. Discute-se também o papel das <br>políticas públicas e a necessidade de um acolhimento mais efetivo e humanizado.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1025O IMPACTO DAS EMOÇÕES NA DECISÃO DE COMPRA COMPULSIVA: UMA ANÁLISE DO PAPEL DA PUBLICIDADE E DAS REDES SOCIAIS 2025-09-03T11:37:26-07:00Amanda Pessoa Severinoarturgarcea@gmail.comAnalice Cruz da Cunhaarturgarcea@gmail.comBárbara Vitória Campelo da Silvaarturgarcea@gmail.comManuelle Serafim de Oliveira arturgarcea@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo compreender de que forma as campanhas publicitárias exploram emoções para <br>influenciar o comportamento do consumidor, com ênfase no papel amplificador das redes sociais nesse processo. <br>Por meio de estratégias persuasivas baseadas em gatilhos emocionais, a publicidade moderna consegue gerar <br>conexões subjetivas com o público, estimulando decisões de compra que, muitas vezes, são impulsivas. As redes <br>sociais, por sua natureza interativa e altamente visual, intensificam essa dinâmica ao promover conteúdos <br>personalizados, instantâneos e emocionalmente envolventes. Assim, cria-se um cenário no qual o consumidor é <br>constantemente exposto a estímulos que favorecem o consumo não planejado. A partir da análise das interações <br>entre publicidade, emoções e redes sociais, o estudo busca refletir sobre os impactos dessas estratégias no <br>comportamento de compra contemporâneo, além de discutir as possíveis consequências para a saúde financeira e <br>o equilíbrio emocional dos indivíduos. A pesquisa pretende ainda contribuir para uma compreensão crítica do <br>consumo na era digital.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1026EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, ATUANTES NESTE PERÍODO, NO BRASIL.2025-09-03T11:46:57-07:00Almir Terézio de Araújo Netoarturgarcea@gmail.comEdna da Silva Meloarturgarcea@gmail.comFabíola Braz de Souza Silvaarturgarcea@gmail.comKesia Karina de Lira Ferreiraarturgarcea@gmail.comTalita Carvalhal dos Santos Pedrosaarturgarcea@gmail.com<p>Este artigo analisa os transtornos mentais desencadeados pela pandemia de COVID-19 entre profissionais de <br>enfermagem no Brasil. Por estarem na linha de frente do cuidado, esses profissionais enfrentaram sobrecarga <br>física e emocional, sendo fortemente impactados em sua saúde mental. O objetivo é identificar os principais <br>efeitos psicológicos da pandemia sobre essa categoria, destacando fatores de risco, sintomas prevalentes e <br>estratégias de enfrentamento. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica de artigos <br>científicos publicados entre 2020 e 2023. Os resultados revelam altos índices de estresse, ansiedade, depressão, <br>burnout e sintomas de transtorno de estresse pós-traumático entre os profissionais de enfermagem. Conclui-se <br>que há necessidade urgente de políticas públicas que promovam apoio psicológico, melhores condições de <br>trabalho e valorização desses trabalhadores, fundamentais no enfrentamento da crise sanitária.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1027A INFLUÊNCIA DA HIPERATIVIDADE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) NA DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS.2025-09-03T11:54:37-07:00Anderson Rafael Américo do Nascimento013220251@esuda.edu.brFernando Antônio Correia Franco da Encarnação Júnior013220251@esuda.edu.brUlisses Paulo da Silva Neto013220251@esuda.edu.br<p>Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da hiperatividade, um dos principais sintomas do <br>Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), na dinâmica da relação entre pais e filhos. A <br>pesquisa parte do pressuposto de que a hiperatividade pode afetar significativamente o comportamento da <br>criança no ambiente familiar, gerando desafios na convivência, na comunicação e no fortalecimento do vínculo <br>afetivo. A pesquisa busca, inicialmente, investigar de que forma a hiperatividade impacta o comportamento da <br>criança dentro do contexto doméstico. Em seguida, analisa os efeitos desse sintoma nas interações entre pais e <br>filhos, com ênfase na qualidade da comunicação e na construção de laços emocionais. Ao explorar essas <br>questões, pretende-se contribuir para a compreensão dos efeitos do TDAH nas relações familiares e destacar a <br>importância de estratégias de manejo adequadas para promover um ambiente mais equilibrado e acolhedor para <br>todos os envolvidos.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1028SOBRE O VIVER E MORRER MULHER: O FEMINICÍDIO COMO ÚLTIMO ATO DA VIOLÊNCIA CONTRA O SEXO “NADA” FRÁGIL.2025-09-03T12:00:44-07:00Gleice Maria dos Santos 013220251@esuda.edu.br<p>O presente trabalho traz o conceito de Gênero em sua amplitude, enfatizando a questão da Mulher, perpassando pelo <br>preconceito histórico sofrido pelo sexo, comumente considerado frágil, até o extremo da violência por elas sofrida, <br>culminando no feminicídio. Dentro do âmbito do feminicídio abordaremos alguns conceitos, salientaremos algumas <br>estatísticas, bem como citaremos casos considerados marcos no Brasil e medidas (leis) que foram criadas e/ou <br>aprimoradas para redução e posterior combate definitivo, abolição de crimes dessa natureza.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1030O IMPACTO PSICOLÓGICO DO CIBERBULLYING EM ADOLESCENTES RECIFENSES NO ÂMBITO ESCOLAR2025-09-03T12:14:03-07:00Aretha Ferreira Campos013220251@esuda.edu.brCarla Maria do Nascimento Caldas013220251@esuda.edu.brElaine de Paula Silva Farias013220251@esuda.edu.brErika Karla Santos do Nascimento 013220251@esuda.edu.br<p>O presente trabalho aborda o bullying e o ciberbullying, destacando suas manifestações e impactos na vida dos <br>adolescentes, especialmente no contexto recifense. O bullying é descrito como agressão intencional e repetitiva, <br>enquanto o ciberbullying utiliza meios digitais para intimidar, humilhar e excluir, com grande potencial de <br>disseminação do conteúdo ofensivo. O ciberbullying ocorre por meio de ofensas em redes sociais, <br>compartilhamento de imagens sem permissão e perfis falsos. Suas consequências psicológicas incluem <br>ansiedade, depressão, isolamento e queda no desempenho escolar. O estudo aponta a importância da atuação <br>preventiva das escolas, com ações como educação digital, mediação de conflitos e suporte psicológico. Ressalta<br>se ainda a necessidade de políticas públicas que integrem escola, família e instituições, promovendo <br>acolhimento, escuta ativa e prevenção. A abordagem deve ser empática e educativa, visando proteger o <br>desenvolvimento emocional dos jovens diante dessa violência silenciosa.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1031OSIMPACTOSNEGATIVOS NA SAÚDE MENTAL DE JOVENS ADULTOS QUE UTILIZAMAPLICATIVOS DE RELACIONAMENTO NA BUSCA POR PARCEIROS2025-09-03T12:19:07-07:00 Kedma Chalegre de Lima Costa013220251@esuda.edu.br<p>Os relacionamentos e afetos migraram para o campo virtual com a criação de aplicativos de namoro e com a rede<br>móvel e os smartphones, passamos a ficar frequentemente conectados, independentemente de onde estivermos.<br>Opresente artigo analisa as implicações das redes sociais virtuais na configuração de relacionamentos dos jovens<br>adultos. Fundamenta-se em pesquisa bibliográfica em artigos disponíveis virtualmente. A revisão bibliográfica<br>permitiu conhecer as vantagens e as desvantagens dos jovens que aderem às redes sociais virtuais e aplicativos<br>de namoro para se relacionar. Refletimos como a lógica de funcionamento destes dispositivos promovem em<br>certa medida, uma promessa de felicidade, de encontro do parceiro ideal, chancelado pelo contexto neoliberal.<br>Conclui-se que quanto mais as pessoas tentam ser vistas por meio da tecnologia, mais acabam se perdendo nesse<br>processo.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1033Narrativas Fragmentadas: A Reconstrução da Identidade Pessoal em Pacientes com Alzheimer - Uma Abordagem Psicológica com Perspectivas Filosóficas2025-09-03T13:17:20-07:00Edijane Guimarães dos Santos Amorim013220251@esuda.edu.brJoão Bosco Guimarães dos Santos013220251@esuda.edu.br<p>Este texto investiga como pacientes com doença de Alzheimer reconstroem sua identidade pessoal frente à <br>deterioração da memória autobiográfica. Adotando uma perspectiva interdisciplinar entre Psicologia e Filosofia, <br>examina o papel das narrativas pessoais e familiares na manutenção do senso de self, buscando compreender <br>como a identidade pessoal se transforma e é sustentada por relações interpessoais quando as memórias se <br>fragmentam. Pode contribuir tanto para a prática clínica quanto para reflexões teóricas sobre memória, <br>identidade e consciência, estabelecendo bases para futuras investigações filosóficas.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1034A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DOS/AS FILHOS/AS: UMA ANÁLISE DE TRABALHOS ACADÊMICOS 2025-09-03T13:20:47-07:00Ariane Nascimento dos Santos013220251@esuda.edu.br<p>O presente artigo analisa como as práticas parentais influenciam o desenvolvimento psicossocial <br>de crianças e adolescentes, especialmente no que se refere à autoconfiança e à autoestima. A partir <br>de revisão bibliográfica, buscou-se identificar os efeitos positivos e negativos de diferentes estilos <br>de parentalidade no comportamento infantil. Os estudos selecionados indicam que pais afetivos e <br>comunicativos tendem a favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em <br>seus filhos, enquanto práticas autoritárias ou negligentes contribuem para insegurança, baixa <br>autoestima e comportamentos antissociais. Conclui-se que o investimento em programas de <br>orientação parental pode ter efeitos duradouros sobre o bem-estar e o futuro das crianças.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1035A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 2025-09-03T13:27:00-07:00Denis Paulo do Nascimento Silva013220251@esuda.edu.brÉrica Ferreira do Nascimento 013220251@esuda.edu.brIngrid Lima de Barros013220251@esuda.edu.br<p>Este trabalho discute a intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização eletramento, <br>abordando as dificuldades de aprendizagem que muitas crianças enfrentam ao longo desse percurso. O <br>objetivo principal é analisar o papel da psicopedagogia na superação dessas dificuldades, promovendo <br>um aprendizado mais eficaz e inclusivo. A pesquisa explora como a psicopedagogia pode transformar <br>a abordagem tradicional de ensino, utilizando métodos que envolvem recursos lúdicos, tecnológicos e estratégias personalizadas. A intervenção psicopedagógica não se limita ao ensino mecânico, mas busca desenvolver a leitura e a escrita de maneira significativa, considerando as características individuais dos alunos. A metodologia adotada foi qualitativa, com revisão bibliográfica e análise de fontes teóricas sobre o processo de alfabetização, letramento e suas dificuldades. Entre as <br>principais dificuldades observadas estão a dislexia, disortografia e outros transtornos que impactam a aprendizagem, sendo essencial a atuação do psicopedagogo para compreender as causas e promover intervenções adequadas. O estudo conclui que a psicopedagogia desempenha um papel fundamental na criação de um ambiente de aprendizado mais acessível e eficiente, ajudando a superar os obstáculos enfrentados por crianças no processo de alfabetização.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1037NECROPOLÍTICA E A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: Uma análise das políticas públicas de exclusão2025-09-03T14:22:39-07:00Alexandra Fernanda da Silva013220251@esuda.edu.brCharles Pereira de Lima013220251@esuda.edu.brCristiane Oliveira da Silva do Nascimento013220251@esuda.edu.brEduardo Lio da Silva Filho013220251@esuda.edu.brTereza Cristina de Lima Nascimento013220251@esuda.edu.brIsabella Vitoria Silva Maciel dos Santos013220251@esuda.edu.br<p>Este artigo explora a conexão entre o conceito de necropolítica e a população em<br>situação de rua através de uma análise das políticas públicas na região<br>metropolitana do Recife. Analisar o contexto da desigualdade social e como são os<br>planos de intervenção do Sistema Único de Saúde (SUS); A função do Estado frente<br>à população excluídas que enfrentam a pobreza extrema determinado pelo sistema<br>capitalista; Atuação do assistente social ao participar da elaboração de políticas<br>sociais para pessoas em situação de rua. Esclarecer os estudos que vão compor o<br>artigo sobre a população e a amplitude da atuação do profissional para fortalecer<br>suas informações. Contudo, essa análise bibliográfica elabora o conceito de<br>Necropolítica e vai explorar como a população se enxerga nessa situação de<br>vulnerabilidade social.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTEhttps://revistas.esuda.edu.br/index.php/Discente/article/view/1038O AUMENTO DO CONSUMO DE STREAMING: MUDANÇAS NOS HÁBITOS DE ASSISTIR FILMES E SÉRIES2025-09-03T14:29:51-07:00Camila Mineiro da Silva013220251@esuda.edu.brIohana Sabrina Gomes dos Santos013220251@esuda.edu.brWandressa Montarroyos de Almeida013220251@esuda.edu.brWandressa Montarroyos de Almeida013220251@esuda.edu.brItalo Marques Martins dos Santos013220251@esuda.edu.brWellington Martins dos Santos013220251@esuda.edu.br<p>O presente artigo propõe uma análise sobre a transformação dos hábitos de consumo de filmes, séries e<br>conteúdos audiovisuais, com ênfase no aumento do uso de plataformas de streaming. Parte-se de uma<br>contextualização histórica, que vai desde o período das locadoras, passando pela popularização da TV<br>aberta e por assinatura, até a ascensão do streaming e seus impactos. O estudo busca compreender os<br>fatores que motivaram essa mudança, como a praticidade, custo, algoritmos de recomendação e o<br>fenômeno das maratonas. Além disso, aborda-se brevemente sobre a pirataria digital, os impactos das<br>restrições de compartilhamento de contas e a queda de assinantes. Os dados são apresentados a partir de<br>pesquisa quantitativa realizada com formulário online, aplicada a um público variado. O artigo visa<br>contribuir para a reflexão sobre como o acesso à cultura audiovisual tem se transformado nas últimas<br>décadas.</p>2025-09-03T00:00:00-07:00Copyright (c) 2025 CADERNO DISCENTE