Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae <p style="font-size: 14px; text-align: justify;">HUM@NAE é uma revista eletrônica semestral, publicada pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, de caráter científico e orientada para o debate sobre questões controversas do mundo contemporâneo que exigem uma compreensão interdisciplinar para o desenvolvimento científico regional.</p><p style="font-size: 14px; text-align: justify;"><strong>ISSN: 1517-7602</strong></p> pt-BR <div> <p class="western">Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p> <ol> <li> <p class="western">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista <strong>Hum@nae</strong> o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.</p> </li> <li> <p class="western">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</p> </li> <li> <p class="western">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.</p> </li> </ol> </div> betaniamaciel@gmail.com (Profa. Dra. Betania Maciel) possoajudarti@esuda.edu.br (Departamento de Tecnologia) qui, 13 fev 2025 00:00:00 -0800 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Batalha da Rua 015: um estudo sobre a Comunicação Urbana e representatividade feminina https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/991 <p>A partir da participação e representação das mulheres na Batalha da Rua 015, evento de rima realizado na cidade de Sorocaba–SP, através de uma pesquisa bibliográfica e etnografia urbana, analisaram-se quatro edições do evento, chegando ao resultado de que a participação de mulheres ainda é significativamente baixa. No que se refere à representação das mulheres nos discursos gerais, os dados revelam que a mulher é, geralmente, indicada no papel de mãe, especialmente nos discursos masculinos. Assim, mesmo sendo as batalhas de rimas locais de expressão dos grupos marginalizados, considera-se que também são locais que reproduzem a ordem patriarcal, pois as mulheres continuam sendo poucas como participantes, e quando surgem nos discursos, são reduzidas ao papel de mães.</p> Thífani Postali, Rebeca Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/991 qui, 13 fev 2025 00:00:00 -0800 O direito à tradução como um Direito Humano: o caso das mulheres migrantes vítimas de violência doméstica https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/994 <p>A partir de um diálogo interdisciplinar, abordamos o direito à tradução no contexto de violência doméstica. Dois campos de estudos são levados em conta para a realização deste diálogo: De um lado as reflexões sobre o direito à tradução a partir da perspectiva da juritradutologia, campo de estudo de natureza também interdisciplinar, desenvolvido na França por Sylvie Monjean-Decaudin e, de outro lado, as questões relativas à violência doméstica cujas vítimas são mulheres migrantes ou mulheres integrantes de comunidades linguísticas minoritárias, a exemplo das mulheres indígenas no Brasil. Este último enfoque terá como norte a Lei Maria da Penha. Trataremos do direito à tradução como um direito humano e fundamental no âmbito do processo judicial, imprescindível para o exercício do direito de defesa e para o acesso à Justiça, quando o jurisdicionado não fala ou não compreende a língua oficial do processo. Utilizamos como metodologia a análise comparada da legislação francesa e brasileira e acrescentamos um caso prático, a fim de demonstrar a pertinência das reflexões inseridas neste artigo.</p> Taciana Cahu Beltrão, Anabel Guedes Pessôa Nolasco Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/994 qui, 13 fev 2025 00:00:00 -0800 Atuação do Ministério Público na inclusão de surdos e intérpretes de LIBRAS no Tribunal do Júri https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/995 <p>Emergindo do Projeto Social Jurado Surdo, nos termos do artigo 8º, parágrafo único da Resolução nº 174/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público e partindo da observação da sessão simulada do Tribunal do Júri com integrantes da comunidade de Petrolina/PE na composição do Conselho de Sentença, sendo quatro pessoas com deficiência auditiva profunda, alfabetizadas em LIBRAS e três ouvintes, investigamos a Língua Brasileira de Sinais como instrumental capaz de proporcionar avanços na busca da acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência auditiva.</p> Fernando Della Latta Camargo Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/995 ter, 18 fev 2025 00:00:00 -0800 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Transtornos Psicóticos desafios diagnósticos e perspectivas terapêuticas https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/996 <p>A conexão entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtornos psicóticos e comorbidades psiquiátricas, enfatizando a disfunção cognitiva e a desregulação do sistema dopaminérgico como características comuns a esses transtornos prejudicam o funcionamento executivo, a atenção e a memória de trabalho, gerando consequências graves e complicando a eficácia do tratamento. As informações sugerem que a identificação precoce por um profissional de saúde mental qualificado está vinculada a um manejo mais eficaz dos sintomas ao longo do tempo. A identificação precoce do TDAH e de suas comorbidades pode evitar o desenvolvimento de quadros psicóticos. Sintomas associados à esquizofrenia podem ser desencadeados por transtornos psiquiátricos na infância. No entanto, o uso de altas doses de estimulantes para o tratamento do TDAH pode levar a sintomas psicóticos, tais como alucinações e delírios. Intervenções neuroterapêuticas não medicamentosos para o TDAH, como terapia cognitivo-comportamental, terapia dialética e especificamente neurofeedback, são consideradas opções valiosas e altamente recomendadas para adolescentes devido à sua natureza não invasiva e à sua capacidade de monitorar a atividade cerebral. Dessa forma, investigamos esta relação, mediante uma busca de publicações na plataforma PubMed da última década, utilizando termos relacionados ao TDAH, e descritores como: “comorbidades psiquiátricas”, “Transtornos psicóticos”, “Mindfulness”, “Terapia Comportamental Dialética”, “Neurofeedback em Tempo Real” e “Metilfenidato”, e suas interações. A atualização deste conhecimento é importante para profissionais e estudantes da psicologia, pois oferece informações sobre tratamentos mais eficazes, enfatiza a relevância do diagnóstico precoce e visa promover melhores resultados para crianças e adolescentes com transtornos psiquiátricos na infância.</p> Cristina Cardoso, Dayse Maria Vasconcelos de Deus Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/996 ter, 18 fev 2025 00:00:00 -0800 Trilha de direitos: o protagonismo quilombola em audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1004 <p><span style="font-weight: 400;">A luta quilombola no Município de Garanhuns ainda é pela demarcação de suas terras. Aliadas a esta demanda estão outras, que ainda não são realidades em boa parte das comunidades quilombolas, como o direito a saneamento. O objetivo deste estudo foi analisar como se expressa o racismo ambiental no que diz respeito às demandas levantadas por quilombos de Garanhuns – Pernambuco, as quais seriam o direito à terra e à moradia de qualidade, a atenção da rede pública brasileira para saúde, cultura, saneamento, transporte, meios de comunicação, tecnologia, segurança e educação digna. Trata-se de um estudo qualitativo, com análise documental por meio da cartografia clínica e da Analítica do Sentido. O racismo ambiental fomentado pelo Estado se destacou tanto no documento estudado (a ata da audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco) quanto pelos quilombolas da região, como mostrado na cartografia clínica. Conclui-se que muitos estudos ainda precisam ser realizados para somar na melhoria da qualidade de vida nos quilombos, reconhecendo outros modos de vida e de organização social, de modo a estabelecer contraponto ao modelo capitalista definido como positivo, desenvolvido e próspero.</span></p> Marcela de Fátima Lemos Tavares, Clarissa Marques, Suely Emilia, Larissa Ferro Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1004 qui, 24 abr 2025 00:00:00 -0700 Para além do clique: pensamento crítico e apropriação de competências midiáticas por professores da Educação Básica em Pernambuco https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1005 <p>O direito à comunicação e à informação, em conjunto com outros direitos fundamentais, tornou-se ainda mais relevante nas democracias contemporâneas e especialmente na era digital. Nesse contexto, as estratégias educacionais precisam evoluir além do simples acesso à tecnologia, incluindo a formação dos educadores no desenvolvimento de competências midiáticas. Tendo como objetivo analisar como os professores da Educação Básica de escolas públicas no Estado de Pernambuco estão se apropriando dessas competências em suas práticas pedagógicas, abordamos a importância do pensamento crítico, da análise crítica das mídias e da competência midiática na formação docente. Para isso utilizamos uma abordagem de pesquisa-ação, realizando oficinas de sociodrama para a coleta de dados. A análise revela um esforço docente focado no desenvolvimento do pensamento crítico e da alfabetização digital, embora limitado por desafios como a carência de formação continuada adequada e de suporte institucional. Os resultados fornecem reflexões que possam inspirar mudanças na prática educativa, além de ajudar na formulação de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas, capacitando educadores e alunos para uma participação crítica e responsável na cultura digital.</p> Ilana Oliveira Aguiar, Marcelo Sabbatini Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1005 sex, 25 abr 2025 00:00:00 -0700 Entre Arte e Vivência: RotaESUDA em Minas Gerais https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1001 <p>Este ensaio surge do encantamento de professores e alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e design de interiores da Faculdades Esuda durante a aula de campo em Belo Horizonte em junho de 2024 (RotaESUDA em Minas Gerais). Tal qual uma agradável lembrança, revivemos nessa escrita os momentos marcantes dessa experiência em Minas Gerais. Assim, partimos de três olhares diferentes para compor o artigo. Inicialmente Ingrid Moura Wanderley apresenta o olhar artístico através dos azulejos que embelezam as obras do Complexo da Pampulha e do Grande Hotel em Ouro Preto, os ladrilhos hidráulicos do Edifício Oscar Niemeyer na praça Sete de Setembro e uma visão geral da galeria de Adriana Varejão em Inhotim. No segundo texto Amanda Vila Nova trata do olhar histórico sobre as cidades visitadas: Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes e Brumadinho. Liliana Adrião encerra o artigo com o texto sobre a experiência da aula de campo.</p> Ingrid Moura Wanderley, Liliana Moura Adrião, Amanda Vila Nova, Claudia Simone Tavares Copyright (c) 2025 Revista Hum@nae https://revistas.esuda.edu.br/index.php/humanae/article/view/1001 ter, 06 mai 2025 00:00:00 -0700