A demência de Alzheimer e suas terapêuticas não farmacológicas: um estudo sobre as estratégias e intervenções em reabilitação neuropsicológica
Resumo
O presente trabalho objetiva estudar as terapêuticas não farmacológicas atualmente utilizadas no tratamento da demência de Alzheimer (DA). Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, através da análise crítica em obras específicas sobre o tema no período de agosto de 2013 a março de 2014. Permeia-se a análise acerca dos principais comprometimentos causados pela DA, bem como discute-se algumas estratégias e intervenções em Reabilitação Neuropsicológica (RN) disponíveis para tratamento, tendo em vista que a demência de Alzheimer tem como principal característica o comprometimento da memória em sua fase inicial na maioria dos casos. Apresentam-se algumas contribuições que a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Neuropsicologia podem oferecer ao tratamento da DA e investiga-se como a RN pode ajudar o paciente e sua família a lidar com os déficits causados pela lesão cerebral advindas dessa doença. A busca em sites especializados como o BVS-Psi, PePSIC, SciELO e Google Acadêmico oportunizou a captação de artigos especializados sobre o tema. Para tanto se utilizou descritores de busca tais como: Alzheimer, demência, Neuropsicologia, Terapia Cognitivo-Comportamental e Reabilitação Neuropsicológica. Foram consultados ainda livros e periódicos disponíveis em bibliotecas das instituições de ensino superior da região metropolitana do Recife que possuem cursos de graduação e especialização em Psicologia. Por fim, é importante enfatizar que não se pretende com este trabalho, descaracterizar o uso da terapêutica medicamentosa, pois ela é importante para o tratamento da demência de Alzheimer. No entanto não serão aprofundadas questões relativas aos seus tipos e prescrições, por não serem esses o foco desta pesquisa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.