Edições anteriores

  • Comunicação e Produção Textual
    v. 8 n. 3 (2023)

    Esta edição do Caderno Discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA marca a quarta edição do trabalho desenvolvido pelas cadeiras comuns do primeiro ciclo, a Sociedade, Cultura e Contemporaneidade, ministrada pela Professora Doutora Betânia Maciel e a disciplina Comunicação e Produção Textual, ministrada pelo Professor Doutor Artur Garcéa. Ambas disciplinas culminaram com a produção e apresentação de textos construídos em equipes orientadas pelos ministrantes das disciplinas acima. Os textos por hora publicados são resultantes do esforço de mais de dois meses dos alunos de primeiro período.

  • Discentes Faculdade ESUDA
    v. 8 n. 1 (2023)

    Esta nova edição que por hora está publicada se divide em duas sessões. A primeira sessão é voltada para as produções construídas pelos estudantes de primeiro período matriculados na disciplina de Comunicação e Produção Textual dos turnos da manhã e noite dos cursos da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. A outra sessão deste volume é referente aos trabalhos de conclusão de curso de alguns discentes que obtiveram destaques nas apresentações de seus textos e foram encaminhados para publicação pelas bancas. 

  • Edição Comemorativa: Serviço Social
    v. 8 n. 2 (2023)

    Esta nova edição denominada de Serviço Social: atuação e intervenção nas expressões da questão social está relacionada à publicação dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma formada na Graduação em Serviço Social da ESUDA. Desenvolvidas em artigos científicos, as pesquisas constituem produções acadêmicas relacionadas às transformações societárias que repercutem no fazer profissional do/a assistente social.

  • Comunicação e Produção Textual
    v. 7 n. 1 (2022)

    Esta edição está dividida em duas sessões, a primeira sessão volta abordar as produções dos estudantes da disciplina de Comunicação e Produção Textual dos três turnos dos cursos da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. A outra sessão deste volume é referente aos trabalhos de conclusão de curso de alguns discentes que obtiveram destaques nas apresentações de seus textos e foram encaminhados para publicação pelas bancas. 

  • Edição Especial: Comunicação e Produção Textual
    v. 6 n. 1 (2022)

    Esta edição do Caderno Discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA é marcada por trabalhos desenvolvidos por alunos que cursaram a disciplina de Comunicação e Produção, disciplina esta que pertence aos primeiros períodos dos cursos da faculdade. Esta disciplina teve como atividade final a produção de um pequeno texto com participação de até três discentes, sob orientação do professor Dnd. Artur Garcéa. Os textos resultantes desta atividade final refletem o esforço de alunos ainda em formação inicial, o que mostra a determinação e força destes discentes.

  • capa

    Dossiê História do Direito: (Re)pensando a Práxis Política e Jurisdicional no Mundo Ibérico (Séculos XVI-XIX)
    v. 5 n. 1 (2021)

    Esta edição especial do Caderno Discente foi resultado de um evento que envolveu várias Instituições de Ensino Superior sob organização e parceria do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e do Caderno Discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Uma realização de estudantes de graduação e pós-graduação em História da UFRPE que, em plena pandemia do COVID-19, prepararam, organizaram, produziram e transmitiram, de forma conectada, um Colóquio que tratou da Justiça no Mundo Ibérico Moderno, abordando vários pontos da vida cotidiana entre os séculos XVI ao XIX.

  • v. 3, n. 1 (2018)

    v. 3 n. 1 (2018)

    A Revista Caderno Discente ESUDA é uma revista acadêmica, organizada de forma independente pelo corpo discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA.

    A revista tem periodicidade semestral e publica artigos científicos, valorizando a inovação, a interdisciplinaridade e a consistência em seus conteúdos.

    É com grande satisfação que apresentamos esta reedição da Revista Caderno Discente que visa essencialmente ser um meio de divulgação do trabalho científico de boa qualidade, atualmente desenvolvido na ESUDA por parte de estudantes, envolvendo os alunos da graduação e da pós-graduação. É com esta edição que contribuímos para o aprofundamento do desejo desta Instituição no que concerne ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

    Institui-se mais um passo, em conjunto com sua congênere a Revista Científica HUMANAE, em direção à abertura de espaços múltiplos para publicação e registro do conhecimento criado dentro das academias em geral, e, em específico, na Faculdade ESUDA.

    Neste número da revista, o olhar discente procurou trazer temas que despertassem a curiosidade do leitor, no sentido de convidá-lo a fazer uma reflexão com os autores.

    Parafraseando Platão, o conhecimento é o alimento da alma, logo desejo a todos uma boa leitura.

    Osório Macedo Barretto
    Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão