Edições anteriores

  • Edição Especial: Comunicação e Produção Textual
    v. 6 n. 1 (2022)

    Esta edição do Caderno Discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA é marcada por trabalhos desenvolvidos por alunos que cursaram a disciplina de Comunicação e Produção, disciplina esta que pertence aos primeiros períodos dos cursos da faculdade. Esta disciplina teve como atividade final a produção de um pequeno texto com participação de até três discentes, sob orientação do professor Dnd. Artur Garcéa. Os textos resultantes desta atividade final refletem o esforço de alunos ainda em formação inicial, o que mostra a determinação e força destes discentes.

  • capa

    Dossiê História do Direito: (Re)pensando a Práxis Política e Jurisdicional no Mundo Ibérico (Séculos XVI-XIX)
    v. 5 n. 1 (2021)

    Esta edição especial do Caderno Discente foi resultado de um evento que envolveu várias Instituições de Ensino Superior sob organização e parceria do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e do Caderno Discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Uma realização de estudantes de graduação e pós-graduação em História da UFRPE que, em plena pandemia do COVID-19, prepararam, organizaram, produziram e transmitiram, de forma conectada, um Colóquio que tratou da Justiça no Mundo Ibérico Moderno, abordando vários pontos da vida cotidiana entre os séculos XVI ao XIX.

  • v. 3, n. 1 (2018)

    v. 3 n. 1 (2018)

    A Revista Caderno Discente ESUDA é uma revista acadêmica, organizada de forma independente pelo corpo discente da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA.

    A revista tem periodicidade semestral e publica artigos científicos, valorizando a inovação, a interdisciplinaridade e a consistência em seus conteúdos.

    É com grande satisfação que apresentamos esta reedição da Revista Caderno Discente que visa essencialmente ser um meio de divulgação do trabalho científico de boa qualidade, atualmente desenvolvido na ESUDA por parte de estudantes, envolvendo os alunos da graduação e da pós-graduação. É com esta edição que contribuímos para o aprofundamento do desejo desta Instituição no que concerne ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

    Institui-se mais um passo, em conjunto com sua congênere a Revista Científica HUMANAE, em direção à abertura de espaços múltiplos para publicação e registro do conhecimento criado dentro das academias em geral, e, em específico, na Faculdade ESUDA.

    Neste número da revista, o olhar discente procurou trazer temas que despertassem a curiosidade do leitor, no sentido de convidá-lo a fazer uma reflexão com os autores.

    Parafraseando Platão, o conhecimento é o alimento da alma, logo desejo a todos uma boa leitura.

    Osório Macedo Barretto
    Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão