Neuropsicologia e Realidade Virtual: novas perspectivas de tratamento.
Resumo
A reabilitação neuropsicológica dos transtornos mentais envolvendo a utilização da Realidade Virtual (RV) mostra-se como uma nova perspectiva para a reabilitação e o tratamento das funções mentais prejudicadas, provocadas por doenças neurológicas, acidentes ou traumas pessoais. Estudos que abordam o uso dos Ambientes Virtuais (AVs), mostram que esta nova ferramenta, que é baseada nos conceitos do uso de tecnologias, desenvolve-se inicialmente nas áreas de educação e nas áreas médicas. Atualmente a Realidade Virtual está sendo utilizada de forma eficiente no contexto da neuropsicologia para o tratamento diversos transtornos mentais, tais como Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Pânico e Transtorno de Estresse Pós-traumático. Mesmo sendo desenvolvida e utilizada desde o início da segunda metade do século XX, foi apenas nas últimas décadas que o uso da Realidade Virtual se intensificou, principalmente devido ao desenvolvimento de novos Ambientes Virtuais para o tratamento dos pacientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.