Neuropsicologia e Realidade Virtual: novas perspectivas de tratamento.

Autores

  • José Wilson Félix da Silva Pós-graduando em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Neuropsicologia da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA, Recife-PE.

Resumo

A reabilitação neuropsicológica dos transtornos mentais envolvendo a utilização da Realidade Virtual (RV) mostra-se como uma nova perspectiva para a reabilitação e o tratamento das funções mentais prejudicadas, provocadas por doenças neurológicas, acidentes ou traumas pessoais. Estudos que abordam o uso dos Ambientes Virtuais (AVs), mostram que esta nova ferramenta, que é baseada nos conceitos do uso de tecnologias, desenvolve-se inicialmente nas áreas de educação e nas áreas médicas. Atualmente a Realidade Virtual está sendo utilizada de forma eficiente no contexto da neuropsicologia para o tratamento diversos transtornos mentais, tais como Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Pânico e Transtorno de Estresse Pós-traumático. Mesmo sendo desenvolvida e utilizada desde o início da segunda metade do século XX, foi apenas nas últimas décadas que o uso da Realidade Virtual se intensificou, principalmente devido ao desenvolvimento de novos Ambientes Virtuais para o tratamento dos pacientes.

Biografia do Autor

José Wilson Félix da Silva, Pós-graduando em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Neuropsicologia da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA, Recife-PE.

Psicólogo formado pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry, Caruaru-PE, atualmente realiza o curso de Pós-graduação em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Neuropsicologia da Educação pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA, Recife-PE.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Edição

Seção

Artigos Livres