Na busca pelo parceiro ideal: um estudo sobre os atributos valorizados por homens e mulheres na escolha do companheiro(a) na contemporaneidade
Resumo
Diante das alterações ocorridas no amor, nos relacionamentos conjugais e na sexualidade ao logo dos tempos, novos paradigmas estão sendo instituídos na contemporaneidade em relação a escolha do parceiro ideal. Desta forma, esta monografia teve como objetivo principal compreender como está sendo configurada a busca pelo parceiro ideal na atualidade. Participaram desse estudo 291 pessoas de uma instituição privada de ensino da cidade de Caruaru (PE). Destas, 171 eram do sexo feminino (61,1%) e 109 do masculino (38,9%). Suas idades variaram de 17 a 55 anos, sendo a maioria com estado civil solteiro (81,9%). Os participantes responderam a Escala de Atributos do Parceiro Ideal (EAPI) e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que homens e mulheres diferem na importância dada a tais atributos, com os primeiros priorizando a dimensão atlética e as últimas a dimensão afetuosa e trabalhadora. Os achados foram discutidos à luz da perspectiva da psicologia social, visto que tal perspectiva se volta para o estudo da influência que normas, crenças e valores têm sobre o individuo. Assim, contribuindo não só para os estudos científicos como também para clínica psicológica, já que entender as expectativas das pessoas, suas aspirações e seus conflitos interpessoais, favorecendo intervenções futuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.