Avaliação de desempenho organizacional de IES privada certificada pelo CEBAS situada na cidade de Recife-PE: um estudo à luz das perspectivas do Balanced Scorecard

Autores

  • Maria Theresa Serrano Costa Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA
  • Célio Roberto Isidio de Oliveira Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Este estudo objetivou constatar como uma entidade certificada pelo CEBAS está medindo o seu desempenho e identificando as características pertinentes a essa medição, à luz das perspectivas do Balanced Scorecard. Para obtenção dos objetivos propostos na pesquisa, foi realizado uma revisão na literatura existente sobre o assunto. Os dados que auxiliaram o estudo foram obtidos através da aplicação de questionário arquitetado e aplicado em uma entidade de ensino superior e sem fins lucrativos da cidade de Recife/PE. Os resultados revelaram que a entidade em estudo não faz uso de nenhum sistema de avaliação de desempenho propostos pela bibliografia especializada. Os resultados também mostraram que a IES estudada atende à algumas das perspectivas do BSC de forma intuitiva e não estruturada. E que se estruturada, a avaliação de desempenho da IES à luz das perspectivas do BSC, pode alavancar os resultados da entidade e identificar suas fraquezas e dificuldades.

Biografia do Autor

Maria Theresa Serrano Costa, Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Bacharela em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA.

Célio Roberto Isidio de Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

Artigos Livres