Gestão de custos na tomada de decisão: um estudo em empresa do segmento de serviços de diagnóstico por imagem na Região Metropolitana do Recife
Resumo
Como alternativa de enfrentar o mercado, diante das externalidades enfrentadas a todo momento pelas empresas, e em paralelo com as necessidades dos clientes por produtos e serviços de melhores qualidades, é que os gestores vêm buscando controlar custos visando a sobrevivência das empresas. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância da gestão de custos numa empresa do segmento de prestação de serviços de exames diagnóstico por imagem para fins de tomada de decisão. A metodologia adotada na pesquisa foi de um estudo de caso, descritivo e qualitativo, baseado em livros, com dados coletados através de aplicação de questionário contendo trinta e quatro questões, de assinalar e abertas, direcionadas a uma diretora financeira envolvida na área de custos para decisão da empresa objeto de estudo. O estudo evidenciou que a empresa faz uso da contabilidade de custos como ferramenta de auxílio à gestão, principalmente na formação do seu preço de serviços. Entretanto, após feitas as análises, constatou-se que a utilização é limitada e que se perde grandes potencialidades da contabilidade de custos na tomada de decisão, controle de atividades e planejamento futuro e preventivo a aspectos externos.Referências
ATKINSON, A. A., BANKER, R. D., KAPLAN, R.S. & YOUNG, S.M. Contabilidade gerencial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2000.
CHERMAN, Bernardo C. Contabilidade de custos. Vem Concursos, 2002.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos.-5ª ed.-São Paulo: Atlas, 2010.
GARRISON, Ray H. Contabilidade gerencial [recurso eletrônico]. Tradução: Christiane de Brito 14ª ed. dados eletrônicos – Porto Alegre: AMGH, 2013
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HORNGREN, C.T., FOSTER G., DATAR, S. M. Contabilidade de custos. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
HORNGREN, C.T., FOSTER G., DATAR, S. M. Contabilidade de custos. 9. ed. Rio de Janeiro, 1997.
LEONE, George S. G. Curso de Contabilidade de Custos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.
LEONE, George S. G. Curso de Contabilidade de Custos. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, M. A , LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cientÃfica. 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2001.
MARCONI, M. A , LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia cientÃfica. 5ª ed. – São Paulo: Atlas, 2003.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, E., ROCHA, W. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas 1ª ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 10. Ed.São Paulo: Atlas, 2017.
NEVES, Silvério; VICECONTI, Paulo E. V.Contabilidade de custos.5ª ed. São Paulo: Frase, 2003.
PADOVEZE, Clóvis LuÃs. Sistemas de Informações Contábeis: Fundamentos e análises. São Paulo: Atlas, 2009.
PADOVEZE, Clóvis LuÃs. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistemas de informação contábil. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SILVA, R. N. S., LINS, L. S. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. 4ª ed. São Paulo: Atlas,2017.
SOUZA, B. C.,ROCHA, W. (2010). Modelo de análise de lucro na logÃstica: conceitos importantes para as decisões.Revista Mundo LogÃstica, 17(jul./ago).
VANDERBECK, Edward J.; NAGY, Charles F.Contabilidade de Custos. 4a ed. São Paulo: Pioneira,2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.