TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CAMINHOS PARA O DIAGNÓSTICO
Resumo
O autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) é definido como uma condição comportamental em que
a criança apresenta prejuízos ou alterações básicas de comportamento, de interação social, dificuldades na
comunicação, alterações na cognição e presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Essas
características aparecem nos primeiros anos de vida da criança. O autismo é uma condição neurobiológica,
de etiologia genética. O diagnóstico do TEA é clínico, baseado em uma avaliação comportamental
detalhada da criança, adolescente ou adulto e entrevista minuciosa com os pais ou responsáveis, ou com o
próprio autista, caso ele seja um adulto em busca do diagnóstico tardio. É de grande importância que todos
os profissionais que atendem pessoas com autismo sejam especialistas em autismo, pois esses conhecem a
fundo as práticas comportamentais baseadas em evidências científicas. A intervenção precoce e eficiente
proporcionará ao autista um desenvolvimento comportamental mais efetivo e consequentemente uma
melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.