ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE DO SEGMENTO DE VIDEOMONITORAMENTO NA CIDADE DE RECIFE-PE.

Autores

  • Debora Barros Pinto Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Resumo

O objetivo desse trabalho foi verificar as estratégias e variáveis que influenciam a formação de preços das
empresas de pequeno e médio porte do segmento de videomonitoramento localizadas na RMR. Desta forma,
surgiu a seguinte pergunta de pesquisa: Como as variáveis internas e externas influenciam a composição e
tomada de decisões na formação dos preços de produtos e serviços das empresas? Para o desenvolvimento do
presente trabalho foram ultilizados os seguintes procedimentos técnicos: Pesquisa bibliográfica, constituído
principalmente de livros e artigos científicos; Estudo de caso (multicaso) e Questionário para coleta de dados
realizado com quatro empresas que foram tratadas por A, B, C e D. Os procedimentos técnicos aplicados
atenderam às expectativas e geraram resultados satisfatórios que permitiram elucidar a questão introdutória.
Cada empresa possui características próprias, em termos de produtos, processos e necessidades gerenciais,
contudo o resultado das pesquisas mostraram que o custo do produto é a variável de maior relevância para a
composição e tomada de decisões na formação de preços, seguida dos preços dos concorrentes e preços dos
produtos substitutos.

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Publicado

2022-08-30