O PAPEL DA ECONOMIA CIRCULAR NO PROCESSO DE GESTÃO DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR DA USINA ESTRELIANA
Resumo
O presente artigo tem como finalidade explicar a importância da utilização da Economia Circular em conjunto com a Logística Reversa no processo de gerenciamento dos resíduos sólidos, mas precisamente do bagaço da cana-de-açúcar nas Usinas. Para perseguir o objetivo, foi utilizada uma metodologia baseada numa pesquisa descritiva em que foram usados vários livros e sites de autores especializados, onde estes nos relatam a importância de se estabelecer políticas de Economia Circular e da Logística Reversa como forma de reduzir custos, além de evitar desperdícios e cortar gastos desnecessários. Além disso, instituiu-se uma entrevista escrita de cunho qualitativo, com perguntas de caráter exploratório a ser respondido por profissionais da área de produção, e que fazem parte de empresas distintas, a fim de que sejam apurados conhecimentos sobre o assunto. Através desta entrevista, tomamos ciência da participação destes integrantes responsáveis pela área de produção das Usinas Estreliana e Bom Jesus e que os mesmos falaram do processo de aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, atrelados às metodologias de Economia Circular e da Logística Reversa. Conclui-se, de forma categórica, que a Economia Circular e a Logística Reversa imbuem-se como um ferramental imprescindível para a gestão dos resíduos, contribuindo com a sua correta destinação e reutilização, em especial o bagaço, visto que isto é vital para dar continuidade à organização, tanto no que tange a sua operacionalização, com o fornecimento de energia para alimentar as caldeiras, quanto ao aferimento de rendas extras, através da comercialização do seu excedente para outras usinas, e também sob a forma de ração para as indústrias que negociam amimais de corte e matéria-prima para as que fabricam móveis e paletes.
Palavras-chave: Economia Circular. Logística Reversa. Bagaço da cana-de-açúcar. Reduzir Custos. Evitar desperdícios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.