ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO GESTÃO/ SECRETARIA ESCOLAR
Resumo
As doenças ocupacionais são um problema de saúde pública mundial. A incapacidade oriunda das Lesões por Esforço Repetitivo - LER e das Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho – DORT, atinge muitos trabalhadores, deixando-os fora de seus postos de trabalho em boa parte de sua vida produtiva. E, muitas vezes, deixando sequelas permanentes, onerando os sistemas previdenciários e comprometendo a qualidade de vida do trabalhador e de sua família. O estudo aqui apresentado, fez a análise ergonômica de um posto de trabalho (AET) que compreende a secretária de uma escola municipal em Recife-PE. A avaliação do posto de trabalho e da equipe seguiu um cronograma pré-definido contemplando as características ergonômicas e antropométricas, respectivamente. Apesar dos profissionais não perceberem os riscos ergonômicos aos quais estavam expostos, foi evidenciado um conjunto de ações capazes de prevenir doenças ocupacionais, otimizar a produtividade e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos envolvidos, cuja revisão deve ser periódica garantindo a adequação às normas existentes.
Palavras-chave: Doenças Ocupacionais. Ergonômicas. Qualidade de Vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.