Desafios da Inclusão no Brasil: A Dificuldade da Educação Inclusiva dos Alunos com Deficiência nas Escolas Brasileiras
Resumo
O estudo buscou refletir sobre as experiências voltadas à preparação e inclusão no mercado de trabalho
e na educação de pessoas com deficiência intelectual desenvolvidas por instituições especializadas.
Evidenciou-se a preocupação das instituições quanto à qualificação e atualização dos projetos e ações
para a inclusão de seus alunos. As principais dificuldades para a inclusão nas escolas são decorrentes
da desinformação e desconhecimento da sociedade acerca da deficiência intelectual, promotoras de
atitudes preconceituosas, da defasagem entre as exigências das empresas e o nível de formação e
escolarização dos indivíduos. Os avanços da educação inclusive no Brasil que garante o direitos de
todas as pessoas com deficiência, as diretrizes da Convenção das Nações Unidas incorporadas na
legislação do brasil (ONU, 2006) e o serviço do AEE (Atendimento Educacional Especializado) que é
garantido por Lei e fornece atividades e recursos complementares aos estudantes, a fim de eliminar as
barreiras que impedem as formações dos mesmos com necessidades especiais.
Palavras-chave: Inclusão. Instituição. Educação.
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