MOBILIDADE URBANA E QUESTÃO SOCIAL: O ACESSO À CIDADE PARA QUEM USA O TRANSPORTE PÚBLICO NA METRÓPOLE DO RECIFE.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir e proporcionar o conhecimento pontual da população periférica e usuária do transporte público na Metrópole do Recife, já que é perceptível que as problemáticas da mobilidade de forma geral perpassam pelo processo de segregação socioeconômica. Diante da questão sanitária que atingiu calamitosamente de forma específica uma classe da população a partir do ano de 2020, abordaremos que as problemáticas que cercam a questão social, como sucateamento do transporte, e terminais integrados, tarifas abusivas, estradas, pontos deteriorados e desorganizados; além da combinação de fatores biológicos e sociais é resultado do modo de produção e reprodução do capital. Com isso, nossa metodologia usada foi a bibliográfica e documental, realizadas a partir da coleta de dados de artigos, jornais online e autores que abordam nosso tema e por fim contribuímos com uma proposta de intervenção educativa para maximizar o pensamento de mobilização e mediação profissional.
Palavras-Chave: Mobilidade; Transporte Público no Recife; Questão Social; Covid-19.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.