O papel da arte dissidente na promoção da inclusão em espaços urbanos marcados pela desigualdade
Resumo
A arte, em suas múltiplas manifestações – música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, arte sequencial e digital, entre outras –, transcende a mera expressão individual e se constitui como um espaço privilegiado para a compreensão das complexas dinâmicas socioculturais contemporâneas. Este estudo investiga a arte e a comunicação como instrumentos de contestação e afirmação de identidades dissidentes, analisando como essas manifestações artísticas e comunicacionais negociam as rupturas, fragmentações e (des)construções identitárias na contemporaneidade. O foco da pesquisa reside na análise do papel das narrativas transmidiáticas nos processos de visibilidade identitária, buscando identificar as estratégias de ressignificação da cultura marginal. Para tanto, o estudo se propõe a problematizar as variadas concepções de cultura, desde as hegemônicas e totalitárias até as formas mais abertas e dialógicas, considerando a cultura e a identidade como processos dinâmicos em constante transformação. A pesquisa, portanto, busca compreender como as narrativas transmidiáticas se articulam com as desigualdades socioespaciais e o direito à cidade, contribuindo para os debates sobre inclusão social e cidadania em espaços urbanos marcados pela diversidade e pela contestação da norma.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.