Para além do clique: pensamento crítico e apropriação de competências midiáticas por professores da Educação Básica em Pernambuco
Resumo
O direito à comunicação e à informação, em conjunto com outros direitos fundamentais, tornou-se ainda mais relevante nas democracias contemporâneas e especialmente na era digital. Nesse contexto, as estratégias educacionais precisam evoluir além do simples acesso à tecnologia, incluindo a formação dos educadores no desenvolvimento de competências midiáticas. Tendo como objetivo analisar como os professores da Educação Básica de escolas públicas no Estado de Pernambuco estão se apropriando dessas competências em suas práticas pedagógicas, abordamos a importância do pensamento crítico, da análise crítica das mídias e da competência midiática na formação docente. Para isso utilizamos uma abordagem de pesquisa-ação, realizando oficinas de sociodrama para a coleta de dados. A análise revela um esforço docente focado no desenvolvimento do pensamento crítico e da alfabetização digital, embora limitado por desafios como a carência de formação continuada adequada e de suporte institucional. Os resultados fornecem reflexões que possam inspirar mudanças na prática educativa, além de ajudar na formulação de políticas educacionais mais eficazes e inclusivas, capacitando educadores e alunos para uma participação crítica e responsável na cultura digital.

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