O lugar do idoso e as atuais formas de subjetivação
Resumo
A temática do idoso atualmente tem ganhado maior espaço nas discussões acadêmicas, pelo fato de que esta população é crescente no Brasil e em proporções mundiais. Pelo que indicam as pesquisas exploradas aqui, tais projeções apontam aumento contínuo. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico com um viés da teoria psicanalítica, percorre o caminho de historicidade, no que diz respeito a construção do lugar subjetivo ocupado pela pessoa idosa na contemporaneidade. O objetivo geral aponta para uma reflexão sobre os espaços ocupados pelo velho/idoso, e o lugar do envelhecimento. Marcados pela sociedade que visa o capital como prioritário sob o manejo de valorização pessoal. A forma que o contexto sócio-histórico-cultural tem atravessado a concepção do envelhecer, sob um padrão de culto ao corpo e narcisismo estético.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.