Mulheres, crack e HIV: práticas de Redução de Danos em um Centro de Convivência em Recife
Resumo
A Redução de Danos dirige intervenções para pessoas em sofrimento psíquico e em contextos de vulnerabilidade social associados ao uso de substâncias psicoativas. Este estudo avaliou ações do Centro de Convivência da Escola Livre de Redução de Danos voltadas a mulheres cis, trans e travestis em situação de rua, exposição à violência e negação de direitos. A partir de 101 registros de acolhimento e 52 participantes do curso “Todas Livres”, observou-se que 73,5% eram mulheres cis, 24,5% trans e 2% travestis. A média de idade foi de 36 anos; 68,3% estavam entre 30 e 59 anos; 79,2% eram pretas ou pardas; 90,6% estavam desempregadas; 67,3% viviam em situação de rua e 23,6% eram egressas do sistema prisional. Violências física, psicológica e sexual foram recorrentes. A testagem para HIV foi elevada (94,2%), com prevalência de positividade de 30,8%. Foi observada forte associação entre uso ativo da substância e infecção. Apesar da alta exposição, apenas 34,6% das mulheres relataram uso regular de preservativo. A adesão à PrEP foi de 13,5% e à PEP, de 21,2%. Os achados evidenciam a importância de fortalecer ações de Redução de Danos com recorte de gênero e raça, ampliar o acesso à prevenção combinada e integrar políticas públicas sensíveis às múltiplas vulnerabilidades enfrentadas por essas mulheres.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.