Santo Amaro, onde a dificuldade vira rotina e suas múltiplas dimensões: ma análise à luz da Psicologia Ambiental
Resumo
A partir da precariedade vivida no bairro de Santo Amaro, Recife e sob a perspectiva da Psicoloia Ambiental, exploramos omo a precariedade urbana afeta diferentemente os indivíduos. Transeuntes desenvolvem dessensibilização à miséria observada, moradores em condições intermediárias vivem tensões entre privilégio relativo e vulnerabilidade próxima, enquanto os mais pobres experimentam desamparo aprendido e incorporação da precariedade à identidade. A presença de dois cemitérios históricos intensifica a melancolia ambienta. Reforçamos a necessidade de intervenções integradas que abordem tanto a infraestrutura física quanto os impactos psicossociais e simbólicos da precariedade, valorizando a resiliência psicossocial das comunidades vulneráveis.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.