Uso da Cannabis medicinal no manejo da epilepsia refratária em adolescente
Resumo
Na atualidade, o uso da Cannabis medicinal no manejo de doenças neurológicas, com destaque para seu papel na redução de fármacos tradicionais e na melhora da qualidade de vida, encontra-se em processo de discussão e aceitação pela sociedade. Nesse sentido, investigamos, o caso de um adolescente de 13 anos, residente no interior pernambucano, diagnosticado com epilepsia focal desde os 6 anos de idade. A coleta incluiu entrevista com a mãe, análise documental e registros audiovisuais. Os resultados indicaram redução significativa das crises convulsivas e diminuição do uso de anticonvulsivantes após o início do tratamento auxiliar com óleo de Cannabis, apesar das barreiras de acesso vivenciadas pela família. Conclui-se que o uso da Cannabis medicinal mostra potencial terapêutico relevante, embora encontre limitações estruturais, econômicas e institucionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.