Autolesão: Neurobiologia, Psicopatologia e Terapia Comportamental Dialética na adolescência

Autores

  • Cristina Cardoso da Rocha Gonçalves Coimbra Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA
  • Dayse Maria Vasconcelos de Deus Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA https://orcid.org/0000-0003-2426-5153
  • Edna Maria de Souza Faculdade de Ciências Humanas – Esuda

Resumo

A adolescência é uma fase marcada por intensas transformações e maior vulnerabilidade a comportamentos autolesivos, como a autolesão. Este estudo aborda os fatores neurobiológicos, cognitivos e principais transtornos psiquiátricos que influenciam esse comportamento, destacando o desequilíbrio entre o sistema límbico e o córtex pré-frontal, a atuação do eixo HPA na regulação do estresse e as alterações nos neurotransmissores. Técnicas de neuroimagem apontam comprometimentos na conectividade cerebral em adolescentes que se autolesionam. Condições psiquiátricas como depressão, TPB, TDAH, esquizofrenia e TEA estão fortemente associadas à prática, que muitas vezes é usada como forma de recuperar o controle emocional. A Terapia Comportamental Dialética para Adolescentes (DBT-A) é apresentada como abordagem eficaz, envolvendo familiares para promover ambientes mais saudáveis. O estudo ressalta a importância de estratégias preventivas, capacitação da rede de apoio e compreensão empática das complexidades desse fenômeno, visando práticas de cuidado eficazes na promoção da saúde mental dos adolescentes. A pesquisa foi conduzida com base em artigos internacionais publicados nos últimos dez anos, incluindo revisões de literatura. A seleção dos trabalhos foi realizada na base de dados PubMed, Lilacs e Pepsic utilizando os descritores “autolesão”, “adolescentes”, “transtornos psiquiátricos” e “terapia cognitivo-comportamental”, em diferentes combinações.

Biografia do Autor

Cristina Cardoso da Rocha Gonçalves Coimbra, Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA

Graduanda do curso de Bacharelado em Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA.

Dayse Maria Vasconcelos de Deus, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Docente dos cursos: Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA / Doutorado em Medicina Tropical Federal de Pernambuco - UFPE. 

Edna Maria de Souza, Faculdade de Ciências Humanas – Esuda

Bacharel e Licenciatura em Psicologia Clínica, Especialista em Neuropsicologia Clínica e Hospitalar, Terapia Cognitivo Comportamental. Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas – Esuda.

Autolesão

Downloads

Publicado

2026-01-21

Edição

Seção

Artigos