Vitamina D: mecanismos e prevenção dacronicidade para a Síndrome Metabólica (resistência à insulina)
Resumo
A deficiência de vitamina D é um desafio global de saúde pública. No Brasil, apresenta uma alta prevalência, mesmo sendo um país tropical. A carência dela está associada ao aumento da resistência à insulina, ao acúmulo de gordura corporal, ao desenvolvimento de síndrome metabólica e ao surgimento de células cancerosas. O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância da vitamina D na prevenção da síndrome metabólica, bem como discutir seu papel na prevenção e tratamento do câncer, na manutenção da homeostase. A vitamina-D é relevante, uma vez que funciona não apenas como suplemento essencial para o organismo, mas também como fator de proteção contra doenças crônicas, como por exemplo, doenças ósseas, metabólicas, cardiovasculares, autoimunes e o câncer. Por meio do calcitriol (forma ativa da vitamina D) é feita a regulação do metabolismo de cálcio/fósforo, proteção do DNA contra mutações e danos, ajudando a célula combater os radicais livres, inibição das citocinas pró-inflamatórias e da COX-2, reduzindo a inflamação, e favorecendo a inibição da metástase. A pesquisa foi estruturada em revisão de literatura, de acordo com o método hipotético-dedutivo, foram utilizados artigos internacionais disponíveis na plataforma PubMed entre os anos 2004 e 2025. Conclui-se que a manutenção de níveis adequados de vitamina D é fundamental tanto para a prevenção da síndrome metabólica quanto para o enfrentamento de doenças crônicas. Estratégias de saúde pública que promovam a orientação nutricional, a suplementação adequada e o incentivo à exposição solar segura são essenciais para reduzir os impactos da deficiência dessa vitamina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.