Plano Nacional de Educação e a (in)eficiência da sua execução no cumprimento das metas para a Educação Infantil: análise de dados oficiais e a ausência de prioridade absoluta
Resumo
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 estabeleceu uma meta e estratégias direcionadas à oferta e expansão da educação infantil, amparada por propostas legislativas para o próximo decênio. Analisamos as legislações recentes que corroboram com a necessidade de busca ativa e ampliação da rede, relacionando dados coletados a partir de pesquisas realizadas pelo IBGE, Inep e Gaepe-Brasil sobre a quantidade de crianças fora da escola, ausência de planos de expansão e busca ativa efetiva. A partir da análise do julgamento do Tema 548 pelo Supremo Tribunal Federal, inferimos a ausência de cumprimento na execução do Plano Nacional de Educação do princípio da prioridade absoluta diante dos dados estatísticos analisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.