O uso da Robótica Educacional como Tecnologia Assistiva na aprendizagem de estudantes com deficiências
Resumo
A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica requer estratégias pedagógicas que promovam acesso e participação efetiva no processo educacional. Nesse contexto, a robótica educacional destaca-se como recurso promissor de Tecnologia Assistiva. Este estudo objetivou investigar, através de revisão integrativa da literatura, como a Robótica Educacional tem sido utilizada como Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiências na Educação Básica. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases BDTD, Catálogo CAPES, Portal de Periódicos CAPES e SciELO. De 43 estudos encontrados, cinco atenderam aos critérios de inclusão. Todos utilizaram kits LEGO como ferramenta principal, contemplando diversas deficiências: sensoriais (surdez, cegueira), neurológicas (paralisia cerebral, encefalopatia), transtornos do neurodesenvolvimento (síndrome de Asperger, deficiência intelectual) e dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciaram desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, estímulo à autonomia, criatividade, melhoria na interação social e participação ativa dos estudantes. A robótica educacional apresenta capacidade significativa como tecnologia assistiva, possuindo versatilidade para diferentes deficiências e alinhando-se aos princípios da educação inclusiva. Contudo, o número reduzido de pesquisas, ausência curricular obrigatória na BNCC e as limitações de recursos representam desafios. Seu avanço depende de investimentos em formação docente, desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas que viabilizem o acesso equitativo a essas tecnologias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.