O uso da Robótica Educacional como Tecnologia Assistiva na aprendizagem de estudantes com deficiências

Autores

  • Lilia Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Batista de Oliveira Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Sabbatini Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7040-2310

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiências na Educação Básica requer estratégias pedagógicas que promovam acesso e participação efetiva no processo educacional. Nesse contexto, a robótica educacional destaca-se como recurso promissor de Tecnologia Assistiva. Este estudo objetivou investigar, através de revisão integrativa da literatura, como a Robótica Educacional tem sido utilizada como Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiências na Educação Básica. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases BDTD, Catálogo CAPES, Portal de Periódicos CAPES e SciELO. De 43 estudos encontrados, cinco atenderam aos critérios de inclusão. Todos utilizaram kits LEGO como ferramenta principal, contemplando diversas deficiências: sensoriais (surdez, cegueira), neurológicas (paralisia cerebral, encefalopatia), transtornos do neurodesenvolvimento (síndrome de Asperger, deficiência intelectual) e dificuldades de aprendizagem. Os resultados evidenciaram desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, estímulo à autonomia, criatividade, melhoria na interação social e participação ativa dos estudantes. A robótica educacional apresenta capacidade significativa como tecnologia assistiva, possuindo versatilidade para diferentes deficiências e alinhando-se aos princípios da educação inclusiva. Contudo, o número reduzido de pesquisas, ausência curricular obrigatória na BNCC e as limitações de recursos representam desafios. Seu avanço depende de investimentos em formação docente, desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas que viabilizem o acesso equitativo a essas tecnologias.

Biografia do Autor

Lilia Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura em Matemática. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC/ Universidade Federal de Pernambuco.

Luiz Batista de Oliveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura em Educação Física. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – EDUMATEC/ Universidade Federal de Pernambuco.

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.

O uso da Robótica Educacional como Tecnologia Assistiva na aprendizagem de estudantes com deficiências

Downloads

Publicado

2026-02-04

Edição

Seção

Artigos