A precarização do trabalho docente e seus efeitos na saúde dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife
Resumo
Esta investigação aborda a situação de precarização do trabalho docente na contemporaneidade, seus efeitos na saúde dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife. Além das ações políticas dessa Prefeitura para a valorização do magistério, no sentido de minorar o adoecimento dos seus docentes. Tais ações foram identificadas por essa pesquisa, através da constatação da existência de programas e projetos com propostas preventivas e curativas voltadas para os cuidados com a saúde dos professores dessa Rede de Ensino. Destaca ainda, a percepção dos docentes readaptados de função, sobre tais programas e projetos. Sendo observado que, de maneira geral, ocorre entre os professores dessa Rede um desconhecimento de tais ações. Passando a serem conhecidas, apenas, a partir da necessidade, quando os professores já estão adoecidos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.