Extensão rural na TV: um estudo da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Globo Rural Diário

Autores

  • Betania Maciel Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA
  • Luis Boaventura

Resumo

A proposta é avaliar se o telejornal temático Globo Rural Diário (Grud)pode funcionar como uma ferramenta para a Extensão Rural. Também procurou-sesaber quem são e o que pensam os frequentadores da feira de gado de Caruaru (noAgreste de Pernambuco), sobre o Grud e de que forma o telejornal temático emquestão os auxilia no trabalho diário. Com o auxílio de trabalhos já realizados porpesquisadores como Paulo Freire, Juan Diaz Bordenave, Armand e MichelleMattelart, Vera Íris Paternostro, entre outros, concluiu-se o que o Grud pode serconsiderado uma ferramenta importante para a extensão rural e por consequênciapara a disseminação científica de massa para sua audiência.

Biografia do Autor

Betania Maciel, Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP(2002), e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Professora doPrograma de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX na Universidade FederalRural de Pernambuco, UFRPE e da ESUDA.

Luis Boaventura

Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela UFRPE (2014). Graduaçãoem Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Associação de Ensino Superior de Olinda (2005).

Downloads

Publicado

2016-08-14

Edição

Seção

Artigos