Ativismo midiático e Folkcomunicação: o caso do Bode Gaiato

Autores

  • João Gabriel Brito
  • Irenilda de Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Betania Maciel Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

As redes sociais cada vez mais vêm sendo utilizadas pelos internautas. Isso porque a web é atualmente uma das maiores fontes de entretenimento da atualidade. Com isso, perfis são criados nas redes sociais para difundirem características regionais através de personagens caricatos. Este é um exemplo, do Bode Gaiato. O "bode mais conhecido da internet" é fruto da criação do pernambucano Bruno Melo. Bruno se apropria de situações corriqueiras nas vidas das pessoas para dar vida ao bode,por meio dos memes. Para a compreensão do processo folkcomunicacional na pesquisa, uma vez que o criador do bode se enquadra no perfil do ativista midiático, por ser um contador das histórias da região, estabeleceu-se o método qualitativo. Com isso, foi concretizada a revisão bibliográfica, em livros, artigos de jornais, periódicos, sites da internet, entre outras fontes. Dessa maneira, foi eleita a modalidade de história de vida como método. Além disso, a pesquisa foi alcançada através da análise do discurso que leva em consideração, o homem e a sua língua.

Biografia do Autor

João Gabriel Brito

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local-Posmex, UFRPE.

Irenilda de Souza Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora do Posmex - UFRPE

Betania Maciel, Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local- Posmex,UFRPE e da ESUDA.

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Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos