Ativismo midiático e Folkcomunicação: o caso do Bode Gaiato
Resumo
As redes sociais cada vez mais vêm sendo utilizadas pelos internautas. Isso porque a web é atualmente uma das maiores fontes de entretenimento da atualidade. Com isso, perfis são criados nas redes sociais para difundirem características regionais através de personagens caricatos. Este é um exemplo, do Bode Gaiato. O "bode mais conhecido da internet" é fruto da criação do pernambucano Bruno Melo. Bruno se apropria de situações corriqueiras nas vidas das pessoas para dar vida ao bode,por meio dos memes. Para a compreensão do processo folkcomunicacional na pesquisa, uma vez que o criador do bode se enquadra no perfil do ativista midiático, por ser um contador das histórias da região, estabeleceu-se o método qualitativo. Com isso, foi concretizada a revisão bibliográfica, em livros, artigos de jornais, periódicos, sites da internet, entre outras fontes. Dessa maneira, foi eleita a modalidade de história de vida como método. Além disso, a pesquisa foi alcançada através da análise do discurso que leva em consideração, o homem e a sua língua.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Fronteiras da Educação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.