A dinâmica da rede urbana nordestina: uma análise a partir da hierarquia urbana
Resumo
Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as cidades se articulam, formando redes, as interações urbanas cada vez mais intensas parecem apontar para uma“desterritorialidade”. A descentralização no Brasil vem enfrentando uma problemática referente ao gerenciamento do planejamento regional. Nesse sentido, as redes urbanas aparecem como mais uma nova alternativa que acrescenta a esses problemas uma complexidade ainda não enfrentada, pois as relações entre as cidades que compõem asredes não se restringem às delimitações territoriais. Assim sendo, esse trabalho aponta a necessidade do enfrentamento do grande desafio, que é entender a rede urbana como ferramenta de planejamento. Este trabalho desenvolve-se por meio de um estudo analítico a partir dos estudos de hierarquia urbana. Espera-se, então, que este trabalho elucide questões sobre o debate a respeito da relevância das redes urbanas e dos estudos regionais para o planejamento das cidades, uma vez que se percebe a necessidade de retomar estudos urbanos nas escalas metropolitana e regional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.