O cérebro autista e sua relação com os neurônios-espelho

Autores

  • Cecília Coimbra da Silva Raposo Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Carlos Henrique Resende Freire Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Aline Mendes Lacerda Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo discutir as manifestações comportamentais do sujeito com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a sua relação com um tipo específico de neurônios, os neurônios-epelho. O TEA pode ser definido como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Estudos de imageamento apontam que  os neurônios-espelho têm sido relacionado a várias modalidades do comportamento como: a capacidade de imitar, aprender novas habilidades, a compreensão das próprias intenções, comportamentos, emoções e a compreensão das intenções de outras pessoas. A relação que se estabelece entre o TEA e o prejuízo no sistema dos neurônios-espelho vem sendo apontada pelas neurociências, de forma significativa, pois tem gerado discussões e reflexões em direção de novos construtos teóricos e, consequentemente, novas técnicas de intervenções em prol da melhoria da qualidade de vida do sujeito com TEA e todos envolvidos nesse contexto.

Biografia do Autor

Cecília Coimbra da Silva Raposo, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Estudante de graduação em Psicologia

Carlos Henrique Resende Freire, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Estudante de graduação em Psicologia.

Aline Mendes Lacerda, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Aline Lacerda é graduada em Psicologia (UFPB), mestre em Psicologia (UFPB) e doutora em Neurociências e Comportamento (USP). Possui experiência nas áreas de processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória, motivação, emoção), psicopatologia e neuropsicologia.

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Publicado

2015-08-10

Edição

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Artigos