Análise custo-volume-lucro: um estudo multicaso nas indústrias situadas na Região Metropolitana do Recife

Autores

  • Edeen Tuãn dos Santos Ferreira Faculdade de Ciências Humanas Esuda - FCHE
  • Célio Roberto Isidio de Oliveira Professor da Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Resumo

A pesquisa objetivou identificar como as indústrias utilizam a análise CVL (Custo-Volume-Lucro) em seu processo de tomada de decisão. A análise CVL pode auxiliar no sentido de disponibilizar dados que, quando tratados, garantam um diferencial competitivo para os negócios. É por meio desta relação (CVL), que o tomador de decisão têm em suas mãos, por exemplo, o volume mínimo para honrar todos os custos e despesas variáveis e ainda cobrir todos os custos e despesas fixas,ou seja, o tomador de decisão pode identificar o volume de vendas que garante lucro operacional nulo e a partir do qual, para cada unidade adicional vendida, a empresa esteja obtendo lucros. Para consecução do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de conhecer o que foi abordado na literatura especializada sobre o tema. Os dados que serviram de base para o estudo foram obtidos através da aplicação de questionários estruturados aplicados em 4 (quatro) indústrias situadas na Região Metropolitana do Recife que foram retiradas do Cadastro da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco. Foi desenvolvido um modelo conceitual com a função de auxiliar na elaboração das questões de pesquisa, levando em consideração quatro bases fundamentais, a saber: Peculiaridades dos Gestores, Peculiaridades das Empresas, Conhecimento Técnico em Análise CVL e Análise CVL como base para tomada de decisão. Os resultados mostraram que, de um modo geral, as quatro indústrias estudadas defendem a utilização da análise CVL, considerando-a como uma ferramenta de ampla utilização e que proporciona diversas possibilidades de tomada de decisão.

Biografia do Autor

Edeen Tuãn dos Santos Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas Esuda - FCHE

Graduando em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Célio Roberto Isidio de Oliveira, Professor da Faculdade de Ciências Humanas Esuda.

Professor da Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Especialista em Contabilidade e Controladoria (UFPE, 2002). Mestre em Ciências Contábeis (UnB, 2006).

Referências

ATKINSON, A. Anthony; KAPLAN, Robert S.; MATSUMURA. Ella Mae; YOUNG. S. Mark. Contabilidade Gerencial: informação para tomada de decisão e execução da estratégia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

BNDES: Classificação de Porte da Empresa. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2010/institucional/20100622_modificacao_porte_empresa.html.>. Acesso em: 03 ago. 2015.

FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco. Cadastro Industrial De Pernambuco. Recife, 2014. 1 CD-ROM.

FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco. Cadastro Industrial De Pernambuco. Recife, 2015. 1 CD-ROM.

GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade Gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEGLIORINI, Evandir. Custos. São Paulo: Makron Books, 2001.

NEVES, Silvério das.; VICECONTI, Paulo Eduardo V. Contabilidade de Custos: um enfoque direto e objetivo. 9. ed. São Paulo: Frase, 2010.

SANTOS, Joel J. Análise de Custos: remodelado com ênfase para sistema de custeio marginal, relatórios e estudos de casos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos