Análise custo-volume-lucro: um estudo multicaso nas indústrias situadas na Região Metropolitana do Recife
Resumo
A pesquisa objetivou identificar como as indústrias utilizam a análise CVL (Custo-Volume-Lucro) em seu processo de tomada de decisão. A análise CVL pode auxiliar no sentido de disponibilizar dados que, quando tratados, garantam um diferencial competitivo para os negócios. É por meio desta relação (CVL), que o tomador de decisão têm em suas mãos, por exemplo, o volume mínimo para honrar todos os custos e despesas variáveis e ainda cobrir todos os custos e despesas fixas,ou seja, o tomador de decisão pode identificar o volume de vendas que garante lucro operacional nulo e a partir do qual, para cada unidade adicional vendida, a empresa esteja obtendo lucros. Para consecução do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de conhecer o que foi abordado na literatura especializada sobre o tema. Os dados que serviram de base para o estudo foram obtidos através da aplicação de questionários estruturados aplicados em 4 (quatro) indústrias situadas na Região Metropolitana do Recife que foram retiradas do Cadastro da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco. Foi desenvolvido um modelo conceitual com a função de auxiliar na elaboração das questões de pesquisa, levando em consideração quatro bases fundamentais, a saber: Peculiaridades dos Gestores, Peculiaridades das Empresas, Conhecimento Técnico em Análise CVL e Análise CVL como base para tomada de decisão. Os resultados mostraram que, de um modo geral, as quatro indústrias estudadas defendem a utilização da análise CVL, considerando-a como uma ferramenta de ampla utilização e que proporciona diversas possibilidades de tomada de decisão.Referências
ATKINSON, A. Anthony; KAPLAN, Robert S.; MATSUMURA. Ella Mae; YOUNG. S. Mark. Contabilidade Gerencial: informação para tomada de decisão e execução da estratégia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
BNDES: Classificação de Porte da Empresa. DisponÃvel em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2010/institucional/20100622_modificacao_porte_empresa.html.>. Acesso em: 03 ago. 2015.
FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco. Cadastro Industrial De Pernambuco. Recife, 2014. 1 CD-ROM.
FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco. Cadastro Industrial De Pernambuco. Recife, 2015. 1 CD-ROM.
GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade Gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MEGLIORINI, Evandir. Custos. São Paulo: Makron Books, 2001.
NEVES, Silvério das.; VICECONTI, Paulo Eduardo V. Contabilidade de Custos: um enfoque direto e objetivo. 9. ed. São Paulo: Frase, 2010.
SANTOS, Joel J. Análise de Custos: remodelado com ênfase para sistema de custeio marginal, relatórios e estudos de casos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.