Inclusão ou Integração: desafios do psicólogo escolar frente às crianças com necessidades específicas.
Resumo
O objetivo da pesquisa perpassa por refletir acerca dos desafios do Psicólogo Escolar frente às crianças com necessidades específicas, com enfoque na inclusão ou integração dos alunos. Observa-se atualmente que não há uma real inclusão dessas crianças provocando assim uma segregação, fruto dos mecanismos inábeis do sistema educacional. A literatura enfatiza a indispensabilidade de uma verdadeira integração destas crianças visando possibilitar acessibilidade não apenas no âmbito físico-estrutural, mas que contemple também a acessibilidade Pedagógica. A metodologia da pesquisa será uma revisão literária pautada nos autores da área de conhecimento, e espera-se provocar uma discussão acerca do assunto. Percebe-se, que as escolas não estão preparadas para essa integração, assim, o desafio do Psicólogo Escolar é bastante significativa, à medida que se faz necessária à integração dessas crianças. A escola é formadora intelectual do indivíduo devendo oferecer oportunidade em nível de acessibilidade pedagógica a todas as crianças, conforme enfatizado na declaração de Salamanca, de 1994, e, também presente na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, de 1996, LDBN 9394/96. O capítulo V regulamenta a educação especial e no Art. 58 enfatiza que se entende por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Trazendo a garantia de que serão oferecidos serviços de apoio especializado em escola regular, a fim de atender as demandas especificas dessas crianças que buscam as instituições de ensino.
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