A verticalização intensa no Bairro Novo, devido ao projeto do Shopping Patteo

Autores

  • Livia Gusmão Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Diogo Cavalcanti Galvão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar o crescimento da verticalização no Bairro Novo, na cidade de Olinda, principalmente quando da aprovação do projeto do Shopping Patteo. Foi feito um mapeamento multitemporal do entorno de influência direta e indireta da edificação dos anos 2003, 2007 e 2015, onde o indireto foca na área da orla a qual foi vista a maior alteração no seu gabarito. No contexto urbanístico a verticalização consiste num processo que ocorre por necessidade de espaço físico para habitação e comércio, em uma cidade que já se encontra densamente ocupada; é uma nova forma ou reformulação de ocupação do espaço. O aspecto da intensidade de construção está relacionado com o fator de inovação urbana nas sociedades capitalistas. Sendo assim, a partir da nova existência de um centro comercial em Olinda, pode-se concluir que haverá um crescimento na densidade demográfica da região através da construção de edificações cada vez mais verticais. Esta realidade já é perceptível a partir da análise dos mapas gerados, deixando também claro que depois da aprovação do projeto do shopping a especulação imobiliária ganhou força após venda de diversas edificações unifamiliares no entorno do empreendimento. Esta futura verticalização faz parte do planejamento estratégico da prefeitura local, entretanto suas consequências não foram previstas tanto pelo empreendedor, quanto pelo gestor, estas podem colapsar toda estrutura urbana local. É possível concluir que haverá problemas com diversas estruturas urbanas existentes na área, que não vão ter capacidade de funcionar de forma efetiva devido ao grande fluxo populacional que será introduzido na área como conseqüência dessa verticalização desordenada.

Referências

ANDRADE, Caroline Pongitori Soares de. Shopping center e seus impactos na circulação urbana. Estudo de caso: center shopping, Uberlândia, MG. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2005.

BRANCO, Antonio Frederico Vilarinho Castelo. A ação do estado e do mercado imobiliário no processo de segregação sócio espacial em bairros da zona leste de Teresina. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filhoâ€. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. 2012.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ãtica, 1989.

COSTA, Monica Ferreira da; ARAÚJO, Maria Christina Barbosa de; SANTOS, Jacqueline; CAVALCANTI, Silva; SOUZA, Stella Teles de. Verticalização da Praia da Boa Viagem (Recife, Pernambuco) e suas Consequências Sócio-Ambientais. Revista da Gestão Costeira Integrada. 2008.

DA SILVA, Oséias Teixeira. A valorização da terra e a especulação imobiliária: as transformações do mercado de terras urbanas em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá na nova conjuntura de produção flexível. 2008.

GONÇALVES, Juliano Costa. A especulação imobiliária na formação de loteamentos urbanos: um estudo de caso. Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. 2002.

JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. – 3ª Edição – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

NASCIMENTO, Eliane Maria Vasconcelos do. Olinda: uma leitura história e psicanalítica da memória sobre a cidade. Universidade Federal da Bahia. 2008.

OJIMA, Ricardo; SILVA, Robson Bonifácio da; PEREIRA, Rafael H. Moraes. A mobilidade pendular na definição das cidades-dormitório: caracterização sociodemográfica e novas territorialidades no contexto da urbanização brasileira. 2007.

PETRAKIS, Giannis Hans Martins. Verticalização, especulação imobiliária e segregação na região metropolitana do rio de janeiro: o exemplo empírico do bairro 25 de agosto, Duque de Caxias. XVI Enanpur Espaço, Planejamento e Insurgências. Belo Horizonte. 2015.

QUINTANA, Efreu Brignol. Muros, proteção para quem? 2013.

RESENDE, Ubiratan Pereira de; ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Especulação imobiliária e verticalização: um estudo a partir da implantação do Parque Cascavel. 2011.

Fialho, Edson Soares. Ilha de calor: reflexões acerca de um conceito. ACTA Geográfica, Boa Vista, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, 2012.

SABOYA, Renato. O que é especulação imobiliária? Acesso em: 08 dez. 2015. Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2008/09/o-que-e-especulacao-imobiliaria/>.

SABOYA, Renato. Mais um pouco sobre especulação imobiliária. Acesso em: 08 dez. 2015. Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2010/11/mais-um-pouco-sobre-especulacao-imobiliaria/>.

SCUSSEL, Maria Conceição Barletta; SATTLER, Miguel Aloysio. Cidades em (trans)formação: impacto da verticalização e densificação na qualidade do espaço residencial. V Encontro Nacional e III Encontro Latino Sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. Recife. 2009.

VALENTE, Luiz Ricardo Schiavinato; EDUARDO, João Pedro de Andrade. O processo de verticalização de Copacabana, Rio de Janeiro. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES. 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos