Avaliação neuropsicológica de crianças com dificuldades de leitura e compreensão de textos

Autores

  • Aline Mendes Lacerda Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA Faculdade Boa Viagem - FBV Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Carlos Henrique Resende Freire Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Cecília Coimbra da Silva Raposo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria Manuela Correia Barbosa de Sá Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Marinalva Bezerra da Silva Faculdade de Ciências Humanas ESUDA
  • Silvana Barbosa Mendes Lacerda

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar percepção e atenção de crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem. Para isso, foram utilizados os testes (I) Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC), (II) o Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (respondido pelo professor da criança), (III) Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), (IV) Figuras Complexas de Rey (FCR), (V) e Teste Gestáltico Visomotor de Bender (TGVB). O PROLEC identifica as dificuldades que interferem no processo de desenvolvimento da leitura. O BPA tem como objetivo avaliar os 3 tipos de atenção específicas, quais sejam: Atenção Concentrada (AC), Atenção Dividida (AD) e Atenção Alternada (AA). O teste FCR e TGVB são utilizados para avaliar as funções visuoespaciais por meio da análise de distorção da forma. Neste estudo, apresentaremos dados de 3 crianças de 7 anos, matriculadas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Todas elas não conseguiram realizar o teste de leitura e compreensão de textos e apresentaram desempenho inferior nos três tipos de atenção, exceto uma delas que obteve um desempenho médio na atenção alternada. No teste FCR, elas apresentaram percentil menor ou igual a 20 (considerado inferior) na fase da cópia e obtiveram altos escores no TGVB. A avaliação mostrou prejuízos na atenção e percepção visuoconstrutiva das 3 crianças com problemas de leitura e compreensão de textos.

Biografia do Autor

Aline Mendes Lacerda, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA Faculdade Boa Viagem - FBV Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Aline Lacerda é graduada em Psicologia (UFPB), mestre em Psicologia (UFPB) e doutora em Neurociências e Comportamento (USP). Possui experiência nas áreas de processos cognitivos básicos (percepção, atenção, memória, motivação, emoção), psicopatologia e neuropsicologia.

Carlos Henrique Resende Freire, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Psicólogo clínico

Cecília Coimbra da Silva Raposo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

mestranda em Psicologia (UFPE), possui graduação em Psicologia (Faculdade ESUDA)

Maria Manuela Correia Barbosa de Sá, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Estudante de graduação em Psicologia da Faculdade Ciências Humanas - ESUDA.

Marinalva Bezerra da Silva, Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Estudante de graduação em Psicologia

Silvana Barbosa Mendes Lacerda

Psicóloga clínica

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos