Avaliação neuropsicológica de crianças com dificuldades de leitura e compreensão de textos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar percepção e atenção de crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem. Para isso, foram utilizados os testes (I) Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC), (II) o Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (respondido pelo professor da criança), (III) Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA), (IV) Figuras Complexas de Rey (FCR), (V) e Teste Gestáltico Visomotor de Bender (TGVB). O PROLEC identifica as dificuldades que interferem no processo de desenvolvimento da leitura. O BPA tem como objetivo avaliar os 3 tipos de atenção específicas, quais sejam: Atenção Concentrada (AC), Atenção Dividida (AD) e Atenção Alternada (AA). O teste FCR e TGVB são utilizados para avaliar as funções visuoespaciais por meio da análise de distorção da forma. Neste estudo, apresentaremos dados de 3 crianças de 7 anos, matriculadas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Todas elas não conseguiram realizar o teste de leitura e compreensão de textos e apresentaram desempenho inferior nos três tipos de atenção, exceto uma delas que obteve um desempenho médio na atenção alternada. No teste FCR, elas apresentaram percentil menor ou igual a 20 (considerado inferior) na fase da cópia e obtiveram altos escores no TGVB. A avaliação mostrou prejuízos na atenção e percepção visuoconstrutiva das 3 crianças com problemas de leitura e compreensão de textos.Referências
BALDO, M. V. C.; HADDAD, H. Ilusões: O olho mágico da percepção. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 25, p. 6-11, 2003.
BENCZIK, E. B. P. Manual da Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
COSTA, I. D. et al. Avaliação neuropsicológica da criança. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, p. 111-116, 2004.
CUETOS, F.; RODRIGUES, B.; RUANO, E. PROLEC: Provas de Avaliação dos Processos de Leitura. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
GAZZANIGA, M. S.; IVRY, R. B.; MANGUN, G. K. Neurociênica cognitiva: A biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GERMANO, D.G. et al. Percepçaõ viso-motora de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. CoDAS, v. 25, n. 4, p. 337 – 41, 2013.
KANDEL, E. R. et al. PrincÃpios da Neurociência. 5. ed. São Paulo: Manole, 2014.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2010.
LURIA, A. R. Higher Cortical Functions in Man. 2. ed. Nova Iorque: Basic Books, 1980.
MILNER, A. D.; GOODALE, M. A. Two visual systems reviewed. Neuropsychologia. v. 46, n. 3, p. 774-85, 2008.
MUSZKAT, M.; MELLO, C. B. Neuroplasticidade e reabilitação neuropsicológica. In: GOMEZ, J. A. et al. Reabilitação neuropsicológica: Abordagem interdisciplinar e modelos conceituais na prática clÃnica. Porto Alegre: Artmed, 2012.
NORONHA, A. P. P.; SANTOS, A. A. A.; SISTO, F. F.; Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). 2. ed. São Paulo: Vetor, 2006.
OLIVEIRA, M. S.; RIGONI, M. S. Figuras Complexas de Rey: Teste de Cópia e de Reprodução de Memória de Figuras Geométricas Complexas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
PARENTE, M. A. M. P.; FONSECA, R. P. A importância de fatores culturais nos estudos neuropsicológicos. In MACEDO, E. C. et al. (Orgs.). Avanços em neuropsicologia: Das pesquisas à aplicação clÃnica. São Paulo: Santos Editora, 2007.
REBOLLO, M. A. Neurobiologia: estrutura, origem y funciones del sistema nervioso. Montevideo: BiblioMedica, 2004.
RUEDA, F. J. M. Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). São Paulo: Vetor, 2013.
SCHAEFFER, E. L. Enriquecimento ambiental como estratégia para promover a neurogênese na doença de Alzheimer: PossÃvel participação da fosfolipase A2. Revista de Psiquiatria ClÃnica, v. 37, n. 2, p. 73-80, 2010.
SCHIFFMAN, H. R. Sensação e Percepção. 5. ed Rio de Janeiro: LTC, 2005.
SHAMS, L.; KIM, R. Crossmodal influences on visual perception. Phys Life Rev., v. 7, n. 3, p. 269-84, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.