Educação popular e Direitos Humanos: um diálogo com a realidade dos sujeitos sociais do assentamento Chico Mendes III, Zona da Mata pernambucana

Autores

  • Filipe Lima Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Francisco Roberto Caporal Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

O presente trabalho visa analisar as construções de práticas pedagógicas queenvolvam os Direitos Humanos na realidade dos assentados do Chico Mendes III, analisando acapacidade de articulação das práticas sociais e suas implicações políticas. O objetivo geraldeste texto foi de analisar de que forma a educação popular e os direitos humanos estãoassociados nas ações da extensão rural no apoio ao desenvolvimento do assentamento ChicoMendes III. Os objetivos específicos são de identificar as ações educativas que envolvem asações de extensão rural no Assentamento; e identificar os conflitos sociais e práticas sociaisdos assentados vinculados às questões de Direitos Humanos. Para o aprofundamento do temafoi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e com uso de entrevista. Dentrodesta perspectiva, os sujeitos sociais podem apropriar-se dos direitos humanos consagrados,acessar a justiça e reverter quadros de exclusão e opressão sociais através do acesso àeducação, uma vez que para muitos dos assentados do Chico Mendes III essa realidademostrava-se aparentemente inalcançável. Diante de tal consideração, é necessário utilizarmosda construção de novas estratégias de intervenção baseada em práticas educacionais para umdesenvolvimento que possa promover o engajamento constante nas lutas por melhorescondições de vida para os agricultores familiares enquanto sujeitos coletivos e de direitos.

Biografia do Autor

Filipe Lima Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Extensão Rural eDesenvolvimento Local - UFRPE

Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco

Francisco Roberto Caporal, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutor Engenheiro Agrônomo, pelaUniversidad de Córdoba - Espanha no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinado eHistoria, do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos

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Publicado

2015-12-29

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