Educação popular e Direitos Humanos: um diálogo com a realidade dos sujeitos sociais do assentamento Chico Mendes III, Zona da Mata pernambucana
Resumo
O presente trabalho visa analisar as construções de práticas pedagógicas queenvolvam os Direitos Humanos na realidade dos assentados do Chico Mendes III, analisando acapacidade de articulação das práticas sociais e suas implicações políticas. O objetivo geraldeste texto foi de analisar de que forma a educação popular e os direitos humanos estãoassociados nas ações da extensão rural no apoio ao desenvolvimento do assentamento ChicoMendes III. Os objetivos específicos são de identificar as ações educativas que envolvem asações de extensão rural no Assentamento; e identificar os conflitos sociais e práticas sociaisdos assentados vinculados às questões de Direitos Humanos. Para o aprofundamento do temafoi realizada uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e com uso de entrevista. Dentrodesta perspectiva, os sujeitos sociais podem apropriar-se dos direitos humanos consagrados,acessar a justiça e reverter quadros de exclusão e opressão sociais através do acesso àeducação, uma vez que para muitos dos assentados do Chico Mendes III essa realidademostrava-se aparentemente inalcançável. Diante de tal consideração, é necessário utilizarmosda construção de novas estratégias de intervenção baseada em práticas educacionais para umdesenvolvimento que possa promover o engajamento constante nas lutas por melhorescondições de vida para os agricultores familiares enquanto sujeitos coletivos e de direitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.