Algumas considerações sobre o direito ao acesso às mídias digitais no âmbito da educação e dos contextos populares
Resumo
Neste artigo trazemos um estudo teórico sobre as demandas atuais de acesso às mídiasdigitais que se constituem em um instrumento para difusão de conhecimento. Analisamos algunsaspectos da utilização crítica e comprometida da mídia digital. Consideramos que os usos das novastecnologias da comunicação e da informação por meio das mídias digitais são imprescindíveis paraas formas contemporâneas de difusão de conhecimento. Desta forma, os objetivos estão postos paracompreendermos a presença da cultura digital nos sistemas educacionais reforçando as novasformas de aprender, ensinar e conduzir a gestão escolar. Na educação científica verificamos aimportância das publicações eletrônicas na internet, enquanto que na educação popular analisamospessoas, grupos sociais e movimentos sociais que acessam as redes para efetivar direitos ereivindicações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.