Algumas considerações sobre o direito ao acesso às mídias digitais no âmbito da educação e dos contextos populares

Autores

  • Irenilda de Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Paulo de Jesus Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Ricardo dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Filipe Lima Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Neste artigo trazemos um estudo teórico sobre as demandas atuais de acesso às mídiasdigitais que se constituem em um instrumento para difusão de conhecimento. Analisamos algunsaspectos da utilização crítica e comprometida da mídia digital. Consideramos que os usos das novastecnologias da comunicação e da informação por meio das mídias digitais são imprescindíveis paraas formas contemporâneas de difusão de conhecimento. Desta forma, os objetivos estão postos paracompreendermos a presença da cultura digital nos sistemas educacionais reforçando as novasformas de aprender, ensinar e conduzir a gestão escolar. Na educação científica verificamos aimportância das publicações eletrônicas na internet, enquanto que na educação popular analisamospessoas, grupos sociais e movimentos sociais que acessam as redes para efetivar direitos ereivindicações.

Biografia do Autor

Irenilda de Souza Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação emExtensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE (Recife/Pernambuco/Brasil)

Paulo de Jesus, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação pela Universite de Paris VIII (1992). Professor Titular daUniversidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE (Recife/Pernambuco/Brasil).

José Ricardo dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local daUFRPE. Analista de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial dePernambuco. (Recife/Pernambuco/Brasil).

Filipe Lima Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Extensão Rural eDesenvolvimento Local - UFRPE.

Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora daUniversidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

2015-12-29

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