História e cultura dos engenhos dentro da cidade do Recife nas proximidades do rio Capibaribe
Resumo
Os engenhos, em regra geral, eram basicamente constituídos de plantações decana, equipamento para processá-la e construções, estas para abrigar os senhoresde engenhos, escravos e alguns funcionários, além de espaços paraarmazenamento e fabricação de açúcar. Vários fatores inicialmente influenciaram alocalização dos primeiros engenhos no Brasil, dentre eles destaca-se a necessidadede água perene para facilitar o transporte e geração de fonte de energia para amovimentação da moenda, levando a muitos senhores de engenho a instalaremseus empreendimentos junto às margens dos rios. Relacionar as características dosbairros Apipucos e Poço da Panela estudados num viés histórico-temporal é aproposta deste ensaio. A escala bairro há muito se faz presente na paisagem urbanarecifense. Desde os primeiros engenhos no vale do Capibaribe, passando pelasfreguesias e povoados, arrabaldes, hoje Regiões Político-Administrativas e bairroscomponentes. Esses entre o espaço geométrico e o espaço social, onde é mais forte o sentido de lugarurbano. contornos ainda parecem ser os mesmos. Engenhos queviraram bairros. Bairros que são verdadeiros ‘genius loci’ do Recife. Apipucos e CasaForte ‘engenhos’; Poço da Panela ‘freguesia’; Apipucos, Casa Forte e Poço daPanela ‘arrabaldes’; todos ‘bairros’ hoje. É nesta escala onde há maior convergênciaDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.