Uma análise acerca dos riscos existentes em investimento no mercado imobiliário tendo como base parâmetros de mensuração do modelo CAPM e simulação Monte Carlo. Um estudo de caso no mercado imobiliário da cidade do Recife
Resumo
Com base no atual mercado imobiliário brasileiro, em meio a um sistema econômico afetado por indicadores de crise, este artigo objetiva analisar os riscos de investimento no mercado imobiliário em relação ao risco médio do mercado. Para tal, utilizou-se como parâmetros estudos teóricos relacionados a fatores econômicos do mercado imobiliário e índices macroeconômicos que foram utilizados para mensurar os riscos de mercado aliados ao modelo de análise CAPM junto a simulação Monte Carlo. O presente trabalho realiza a descrição dos eventos relacionados ao mercado em estudo, desenvolvendo uma ferramenta de análise que possibilita otimizar a tomada de decisão em relação ao momento de investimento. Serão abordados, de forma teórica, desde o direito que o ser humano tem à propriedade, até os riscos existentes com investimentos nos dias atuais, passando também por uma base histórica do mercado imobiliário brasileiro e alguns cuidados que devem ser tomados em transações imobiliárias. Ao final concluiu-se que o comportamento dos agentes econômicos que participam do processo de investimento mobiliário, o grau de risco existente no mercado comparado a outros investimentos de menor riscos e, assim, decidir se o momento é propício ou não para realizar investimentos. Como resultado, identificamos que o nível de risco no mercado de imóveis tende a se manter equilibrado, mesmo em momentos de recessão econômica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.