Esfera mediática e processos eleitorais: os debates televisivos na campaha eleitoral – 2014 para a Presidência da República da Colômbia
Resumo
O texto mostra a polarização que importantes médios de comunicação colombianos, de caráter nacional, fizeram na campanha eleitoral presidencial do ano 2014. Polarização expressada na focalização noticiosa nos dois candidatos que, segundo as enquetes de opinião, atingiam a maior opção de preferencia eleitoral, evidenciada também nos recursos narrativos e expressivos utilizados para informar á opinião pública sobre as campanhas. Para a análise se revisam alguns dos debates televisivos transmitidos pelos canais televisivos colombianos CARACOL e RCN e as opiniões de expertos no tema que assinalaram que o cobrimento jornalístico, em geral, esteve longe do equilíbrio informativo. Mostra-se a pouca contribuição deste cobrimento á cultura política dos cidadãos e ao fortalecimento da democracia. A partir da mirada específica sobre os debates, se estabelecem articulações com conceptualizações referidas á comunicação pública e política, ás interfaces entre os universos da política e da comunicação de massa, á violência simbólica da linguagem. Finalmente enunciam-se alguns retos para os médios, para a formação académica dos jornalistas e para desmitificar as “bondades” da mídia, ressaltando a importância de apostar-lhe á construção do capital social positivo. Se bem que se focaliza debate eleitoras colombiano, articula-se com o campo geral de estudo da Comunicação Política e com o tema do repertorio dos recursos do discurso. Porém não se realiza, em sentido estrito, analise de mensagem ou de conteúdo e seus efeitos no comportamento político do cidadão.Downloads
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