A mulher em jogo: as relações entre jogos digitais e gênero
Resumo
A representação de gênero e sexualidade nos jogos eletrônicos tem sido objeto de crescente debate acadêmico e social, em virtude da influência desses artefatos culturais na construção de identidades e na perpetuação de estereótipos. Este artigo analisa como as personagens femininas são retratadas nos jogos, investigando a complexa relação entre gênero, sexualidade e tecnologia. A partir de uma revisão da literatura sobre a construção social do gênero, utilizando as contribuições de autoras como Judith Butler e Joan Scott, o estudo problematiza visões deterministas e examina a influência da cultura e das relações de poder na representação da feminilidade. A classificação de gênero e sexualidade, abrangendo sexo biológico, identidade de gênero, papel de gênero e orientação afetivo-sexual, fornece um quadro para a análise das personagens femininas nos jogos, permitindo identificar padrões e estereótipos. A análise de casos como a personagem Lara Croft, bem como o mapeamento do estado da arte em gênero/sexualidade e jogos eletrônicos, revela a evolução da representação feminina. Concluímos que, apesar dos avanços, a indústria dos jogos eletrônicos ainda enfrenta desafios na construção de representações mais diversas e inclusivas, reforçando a necessidade de pesquisas futuras que explorem a interseccionalidade e a influência dos jogos na construção de identidades.
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