Presença do Art Déco na cidade do Recife
Resumo
Estudo de caso na área da Arqueologia Histórica sobre um estilo arquitetônico- o Art Déco- do início do século XX, cujos vestígios se encontram presentes em todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade do Recife e que pertence a todas as classes sociais. Este estilo apresenta especificidades e adaptações em relação ao estilo importado da Europa e dos Estados Unidos e se difundiu a partir dos bairros centrais, mais antigos para a periferia. Mescla obras eruditas e populares.
Referências
ACERVO arquitetônico Saturnino de Brito. Recife: CECI/COMPESA/LIAU/ PETROBRAS, 2010.
CAMPOS, Victor José Batista. O art déco e a construção do imaginário moderno: um estudo de linguagem arquitetônica. São Paulo: FAU-USP, 2003. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2003.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CONDE, Luiz Paulo F.; ALMADA, Mauro. Panorama do art déco na arquitetura e no urbanismo do Rio de Janeiro. In: CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura art déco no Rio de Janeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000.
FARIAS, Fernanda de Castro. Cidade em expansão: o art déco na João Pessoa de 1932-1955. João Pessoa: FAU-UFPB, 2011. Dissertação de mestrado. Universidade Federal da ParaÃba, 2011.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
Lei 16.284, de 22 de Janeiro de 1997.
NASLAVSKY, GUILAH. O estudo do protorracionalismo no Recife. Recife: UFPE, 1992. Monografia de conclusão de curso, Universidade Federal de Pernambuco, 1992.
ROITER, Márcio. Rio de Janeiro art déco. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011.
UNES, Wolney Alfredo. Identidade art déco de Goiânia. Goiânia: UFG, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.