Síndrome do Burnout: um estudo exploratório em professores de Língua Portuguesa e Matemática das Escolas do Município do Recife

Autores

  • Maria Luiza Maciel Mendes Programa de Pó-graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Pernambuco

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma realidade recorrente entre os docentes das redes pública e privada de educação básica brasileira. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório com 87 docentes de Língua Portuguesa e de Matemática, da Rede Municipal de ensino do Recife, visando identificar o nivel de Burnout nesses professores. Para a realização dessa investigação utilizou-se o questionário de medição do burnout elaborado por Cristina Maslach e Jackson (1981), que avaliam as possíveis manifestações e níveis de Burnout apresentados pelos docentes, a esse instrumento, também foi associado um questionário sócio demográfico. Como resultado, constatou-se que esses professores encontram-se em processo de instalação do Burnout.

Biografia do Autor

Maria Luiza Maciel Mendes, Programa de Pó-graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2016-08-22

Edição

Seção

Artigos