Síndrome do Burnout: um estudo exploratório em professores de Língua Portuguesa e Matemática das Escolas do Município do Recife
Resumo
A Síndrome de Burnout é uma realidade recorrente entre os docentes das redes pública e privada de educação básica brasileira. Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório com 87 docentes de Língua Portuguesa e de Matemática, da Rede Municipal de ensino do Recife, visando identificar o nivel de Burnout nesses professores. Para a realização dessa investigação utilizou-se o questionário de medição do burnout elaborado por Cristina Maslach e Jackson (1981), que avaliam as possíveis manifestações e níveis de Burnout apresentados pelos docentes, a esse instrumento, também foi associado um questionário sócio demográfico. Como resultado, constatou-se que esses professores encontram-se em processo de instalação do Burnout.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.