A influência do resultado do setor de cobrança para o fluxo de caixa de uma empresa

Autores

  • Amanda Kelly Gomes Departamento de Administração, Sede, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Valnei de Brito de Cunha do Val Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Resumo

O presente artigo tem por finalidade trazer uma reflexão sobre a influência dos resultados de um setor de cobrança para o fluxo de caixa de uma empresa. A capacidade de uma organização em cumprir com seus pagamentos, desenvolver novos produtos/serviços e de ampliar sua posição no mercado está inteiramente ligada à competência dos funcionários que gerenciam seus ativos. O fluxo de caixa é entendido como um instrumento de controle que objetiva auxiliar o empresário na tomada de decisões no que se refere à saúde financeira da instituição. Observa-se, então, que o fluxo de caixa pode ser prejudicado por processos de inadimplência, logo, destaca-se o setor de cobrança que pode reaver o capital e assim equilibrá-lo novamente. Através desse artigo, busca-se responder a seguinte problemática: como o resultado do setor de cobrança pode influenciar no fluxo de caixa de uma organização? Para a realização deste estudo, foi feito o uso da pesquisa bibliográfica que permitiu o alcance de maiores informações auxiliando na construção de um entendimento. Como achados deste estudo, teve-se a compreensão de que a cobrança desempenha um papel de grande valia dentro de uma instituição, pois quando assessorada por um plano de implantação e controle garante o crescimento da empresa fazendo com que o capital investido na produtividade da mesma tenha giro e retorne para ela através dos pagamentos dos clientes.

Biografia do Autor

Amanda Kelly Gomes, Departamento de Administração, Sede, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). MBA em administração e controladoria pela Faculdade de Ciências Humanas (ESUDA). Amplo conhecimento em serviços bancários e recursos humanos. Experiência na área de recuperação de crédito, bem como na área de treinamento e desenvolvimento. Inglês nível intermediário.

 

Interesse nas área finança, administrativa, recursos humanos, bancária e recuperação de crédito.

Valnei de Brito de Cunha do Val, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Mestre em Administração.

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Publicado

2016-10-31

Edição

Seção

Artigos