Motivação e seus impactos no âmbito organizacional moderno
Resumo
Este artigo pretende esclarecer alguns conceitos relacionados à motivação e seus impactos causados no âmbito organizacional. Assim, constatou-se uma das teorias mais relevantes para esse entendimento, abordando os fatores motivacionais e higiene propostas, por Herzberg. É vislumbrado em uma leitura proposto pelo sociólogo Bauman, na modernidade influenciar e trazer inseguranças por suas relações de trabalho instáveis e em constante mudança. Em face do exposto, pode-se ver que, de fato, não há estratégias motivacionais universais, mas que cuidados especiais são necessários através de organizações para promover a satisfação e bem-estar do indivíduo dentro da organização.Referências
BERTELL, Luiz Gonzaga. Exigências do mercado. Caderno de Empregos do Diário de S. Paulo, pág. 2, domingo, 3 de novembro de 2003.
BAUMAN, Zigmunt. Ética pós-moderna. Tradução João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997.
BAUMAN, Zygmunt, Modernidade Liquida, 1ª Ed. 2001
CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas, 4ª Ed. 2014
CHIAVENATO, Idalberto, Gestão de Pessoas,1º Ed. 1999
BERGAMINI, CecÃlia Whitaker. A difÃcil gestão das motivações. In: WOOD Jr., Thomaz (Coord.). Gestão empresarial: o fator humano. São Paulo: Atlas, 2002.
HERZBERG, Frederick. The motivation to work. 2ed. New York: John Wiley, 1959.
HERZBERG, Frederick I. 1968. “One more time: how do you motivate employees?†Harvard Business Review, Boston, v. 46, n. 1, p. 53-62, jan./fev. 1968.
MAXIMIANO, Antônio César Amaury. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005.
ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing (v.1). São Paulo: Atlas, 1993.
LACAZ, F. A. C. O campo Saúde do Trabalhador: resgatando conhecimentos e práticas sobre as relações trabalho-saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 757-766, abr. 2007.
MAXIMILIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.