Representações sociais: convergências e dissensos no campo da Sociologia e no campo da Psicologia
Resumo
A noção de representações sociais busca compreender os saberes populares e do senso comum, elaborados e partilhados coletivamente, com finalidade de construir uma forma de interpretação da realidade social. O nosso objetivo foi analisar as noções de representações sociais no campo da Sociologia e da Psicologia através das reflexões teóricas de Durkheim (2001) e Moscovici (1961) e, identificar os possíveis diálogos entre estes dois campos do conhecimento. A metodologia utilizada versou sobre uma revisão bibliográfica. O estudo apontou que as representações sociais emergem também como expressão de significados de discursos relacionados à realidade vivida pelos atores sociais, bem como crenças e valores correspondem a saberes imerso no imaginário social. Em síntese, as representações sociais nem sempre retratam a realidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.