Expansão universitária no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável na vida dos agricultores familiares do Agreste Meridional no estado de Pernambuco

Autores

  • Simone Gomes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida
  • Betania Maciel Faculdades de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Neste estudo é analisada a experiência do Núcleo de Agroecologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), primeira unidade implantada pela UFRPE no interior do estado, apartir do Projeto de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do País, como importante instrumento no processo de desenvolvimento local, neste caso específico, do Agreste Meridional de Pernambuco. A principal característica desse estudo foi identificar como a perspectiva do desenvolvimento sustentável aparece nas ações daquele núcleo, por meio do desenvolvimento educacional, socioeconômico e qualificação profissional. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório, utilizando as ferramentas metodológicas centradas na pesquisa documental do Núcleo de Agroecologia, relatórios, sistematização de Diagnósticos Participativos, entrevistas semiestruturadas, observações diretas e pesquisa bibliográfica. O confronto destas categorias com as contextualizações empíricas deste trabalho possibilitaram identificar as dificuldades encontradas pelo Núcleo Agroecológico, no que diz respeito à infraestrutura, sobretudo, às responsabilidades que cabiam ao poder público municipal e estadual. Por outro lado, o Núcleo vem contribuindo na formação intelectual e humana dos agricultores familiares, por meio das ações de seus docentes e discentes. Sendo, portanto, um instrumento que contribui na possibilidade de novos olhares, no processo de desenvolvimento sustentável e da Agroecologia, da valorização cultural e do respeito aos saberes endógenos.

Biografia do Autor

Simone Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul.

Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de Almeida

Doutora em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Artigos