Expansão universitária no Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável na vida dos agricultores familiares do Agreste Meridional no estado de Pernambuco
Resumo
Neste estudo é analisada a experiência do Núcleo de Agroecologia da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), primeira unidade implantada pela UFRPE no interior do estado, apartir do Projeto de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do País, como importante instrumento no processo de desenvolvimento local, neste caso específico, do Agreste Meridional de Pernambuco. A principal característica desse estudo foi identificar como a perspectiva do desenvolvimento sustentável aparece nas ações daquele núcleo, por meio do desenvolvimento educacional, socioeconômico e qualificação profissional. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e exploratório, utilizando as ferramentas metodológicas centradas na pesquisa documental do Núcleo de Agroecologia, relatórios, sistematização de Diagnósticos Participativos, entrevistas semiestruturadas, observações diretas e pesquisa bibliográfica. O confronto destas categorias com as contextualizações empíricas deste trabalho possibilitaram identificar as dificuldades encontradas pelo Núcleo Agroecológico, no que diz respeito à infraestrutura, sobretudo, às responsabilidades que cabiam ao poder público municipal e estadual. Por outro lado, o Núcleo vem contribuindo na formação intelectual e humana dos agricultores familiares, por meio das ações de seus docentes e discentes. Sendo, portanto, um instrumento que contribui na possibilidade de novos olhares, no processo de desenvolvimento sustentável e da Agroecologia, da valorização cultural e do respeito aos saberes endógenos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.