Mobilidade em torno do Habitacional Clube do Automóvel Cordeiro, Recife/PE
Resumo
O presente artigo aborda a mobilidade não apenas no contexto amplo, no que diz respeito a um déficit que a sociedade vem acumulando como consequência a resposta de priorização de veículos automotores como meio principal de locomoção. Mas também uma atenção acentuada será dada a habitação popular, onde há o deslocamento de famílias com necessidades e culturas diferentes do ambiente ao qual estão residindo. Através de análise realizada no Conjunto Habitacional Clube do Automóvel, localizado no bairro do Cordeiro – Recife, onde por meio de entrevistas e preenchimento de um check-list, foi possível avaliar a satisfação dos moradores no tocante aos meios de deslocamentos oferecidos, bem como uma análise do entorno, obteve-se o resultado das condições das calçadas, transportes coletivos e outros formas de deslocamentos utilizados pelos moradores do local.
Palavras chave: Mobilidade; Acessibilidade; Habitacional Potransporte coletivopular.
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
_______.NBR 9284:1986 – Equipamento Urbano
CHOAY, Françoise, O Urbanismo, 6. ed. São Paulo: Perspectiva S.A., 2010.
DUARTE, Fábio; SÃNCHEZ, Karina; LIBARDI, Rafaela. Introdução à mobilidade urbana. 2ª ed. Curitiba: Juruá, 2007.
GEHL,JAN. Cidades para Pessoas, 2 ed. São Paulo: Perspectiva S.A, 2014.
MOBILIZE, Mobilidade Urbana Sustentável, 2016. DisponÃel em: <http://www.mobilize.org.br/>. Acesso em 10 de maio de 2016.
MORATO, Marcelo, Bogotá – Um conceito de transporte público que vai além de veÃculos de transporte de massa. São Paulo, 2015. DisponÃvel em: <http://www.usjt.br/arq.urb/numero-13/1-marcelo-morato.pdf>. Acesso em 14 de maio de 2016.
VASCONCELLOS, Eduardo alcantara, Mobilidade Urbana e cidadania, São Paulo: SENAC, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.