A autoavaliação institucional e seus impactos: o caso da faculdade ESUDA
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as avaliações feitas através da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA do ano de 2015, baseado na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sinaes, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação superior no Brasil. É uma avaliação que envolveu uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foram aplicados 3 (três) questionários: corpo técnico-administrativo, corpo docente e corpo discente dos diversos cursos, estes contemplando questões abertas e fechadas sobre a instituição: infraestrutura, professores, alunos, atividades acadêmicas e funcionários. Após a análise destes instrumentos, foram diagnosticados pontos positivos e negativos, ressaltando a ética e compromisso educacional que a ESUDA tem e identificando a necessidade de melhorar alguns processos que eram burocráticos ou não divulgados, materiais e terceirizações. A quantidade de respondentes foi muito boa, com 80% de participação. A conclusão do estudo mostra que as avaliações são muito importantes e servem como estratégias que culminam em ações que melhoram o desempenho geral da instituição de ensino superior.Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
OLIVEIRA, Maria Regina de Carvalho Teixeira d. Construção e reconstrução da identidade profissional do docente universitário em sua trajetória de carreira em Instituições públicas. (Tese de Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. DisponÃvel em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-9GQGZ6/maria_regina_de_carvalho_teixeira_de_oliveira.pdf?sequence=1>. Acesso em 15 maio 2017.
TRIVELLI, Andressa M. Universidade Empresa: um estudo de caso sobre a transformação de uma Instituição de Ensino. (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015. DisponÃvel em: <http://hdl.handle.net/10438/13724>. Acesso em 15 maio 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Hum@nae o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.