A autoavaliação institucional e seus impactos: o caso da faculdade ESUDA

Autores

  • Cláudia Barretto Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as avaliações feitas através da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA do ano de 2015, baseado na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 que instituiu o Sinaes, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação superior no Brasil. É uma avaliação que envolveu uma pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foram aplicados 3 (três) questionários: corpo técnico-administrativo, corpo docente e corpo discente dos diversos cursos, estes contemplando questões abertas e fechadas sobre a instituição: infraestrutura, professores, alunos, atividades acadêmicas e funcionários. Após a análise destes instrumentos, foram diagnosticados pontos positivos e negativos, ressaltando a ética e compromisso educacional que a ESUDA tem e identificando a necessidade de melhorar alguns processos que eram burocráticos ou não divulgados, materiais e terceirizações. A quantidade de respondentes foi muito boa, com 80% de participação. A conclusão do estudo mostra que as avaliações são muito importantes e servem como estratégias que culminam em ações que melhoram o desempenho geral da instituição de ensino superior.

Biografia do Autor

Cláudia Barretto, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Mestranda em Administração (FPL- MG); bacharela em Arquitetura e Urbanismo ( FCHE – PE),  Especialista em Gestão de Pessoas (FCHE – PE). Cursando MBA em Administração Acadêmica & Universitária. Pesquisadora Institucional da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

OLIVEIRA, Maria Regina de Carvalho Teixeira d. Construção e reconstrução da identidade profissional do docente universitário em sua trajetória de carreira em Instituições públicas. (Tese de Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUOS-9GQGZ6/maria_regina_de_carvalho_teixeira_de_oliveira.pdf?sequence=1>. Acesso em 15 maio 2017.

TRIVELLI, Andressa M. Universidade Empresa: um estudo de caso sobre a transformação de uma Instituição de Ensino. (Mestrado Profissional em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10438/13724>. Acesso em 15 maio 2017.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Edição

Seção

Artigos