O Recife pelas lentes de Waltley Benicio Dias: considerações sobre o Olhar do Fotógrafo.

Autores

  • Márcia Hazin Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

Este artigo trata sobre a obra e o olhar de Benício Whatley Dias, fotógrafo, professor de História da Arte e bacharel em Direito. Nascido no Recife, retratou as transformações da cidade em função da modernização da primeira metade do século XX. Discorre sobre a coleção de fotografias pertencente ao fotógrafo e doada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seu estado de conservação e acondicionamento. Palavras chave: Benício Whatley Dias, fotografia.

Biografia do Autor

Márcia Hazin, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Arquiteta, Historiadora, Mestre em Design/Ergonomia(UFPE,2011)

Referências

BATISTA, Natalício. Fotografia e Memória: Contra a ação do tempo, a foto fortalece a tradição das técnicas de memorização. – Revista Belas Artes.Ano 7, n.19, set-dez 2015 –ISSN 2176-6479.

GUIMARAENS, Cêça. Benício Whatley Dias.Um fotógrafo no Recife moderno. Arquitextos, São Paulo,ano16,n.186.02,Vitruvius,nov.2015.http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.186/5836.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e história – Interfaces. In: Revista Tempo, Rio de Janeiro, Relume-Dumará, Universidade Federal Fluminense, Departamento de História, v. 1. P. 73-98, 1996.

OLIVEIRA,Rogério Luiz Silva de. Linguagem e Sociedade Fotografia e memória: a criação de passados. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Programa de Pós-Graduação em Memória. Vitória da Conquista /Fevereiro de 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Edição

Seção

Artigos