Na teia do dialogismo: Vygotsky, Bakhtin e Yakubinsky

Autores

  • Fabiana Wanderley Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA
  • Adriana Karla J. Marques de Sá
  • Luciano Meira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Pretende-se, neste artigo, discutir teoricamente as idéias de Vygotsky, Bakhtin e Yakubinskyem relação à temática da aquisição da linguagem, tomando por referência os cenários daPsicologia Cognitiva e do Desenvolvimento. Inserindo-se em uma perspectiva dialógica, ostrês autores concebem que o sujeito, enquanto ser sócio-histórico é constituído na e atravésda linguagem, a partir do diálogo ou das tensões dialógicas estabelecidas com o Outro. Nestadireção, a linguagem é abarcada nos seus aspectos verbais e não verbais e vista emconstante flexibilidade com o contexto. Ao compreender o ser humano, de maneira integradacom o social, permite ultrapassar os impasses gerados pelos modelos tradicionais delinguagem (linguagem/ pensamento, o ser individual/social, e o monologismo/dialogismo).

Biografia do Autor

Fabiana Wanderley, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Psicóloga e Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE). Professora da UFRPE, Departamento deEducação. Endereço Eletrônico

Adriana Karla J. Marques de Sá

Psicóloga e Doutora em Psicologia Cognitva (UFPE).

Luciano Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagogo, Doutor em Psicologia (Berkley, USA) e Prof. do Departamento de Psicologia Cognitiva(UFPE).

Referências

Bakhtin, M. (1981). The dialogic imagination. In C. Lightfoot. (2005). Risk-taking, Carnival, and the

novelist self: Adolescents´s avenues to moral being and integrity. In L. Nucci. (Org.), Conflict,

contradiction, and contrarian elements in moral development and education. Mahwah, NJ: Erlbaum,

pp. 93-111.

Bakhtin, M. (1987). A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de

François Rabelais. São Paulo: Hucitec.

Bakhtin, M. (2000). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

Bakhtin, M., & Voloshinov, V. N. (1997). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo:

Hucitec.

Bakhtin, M,. & Voloshinov, V. N. (1981). Problemas da poética em Dostoiévski. Rio de Janeiro:

Forense Universitária.

Bakhtin, M., & Voloshinov, V. N. (2001). O freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva.

Bertau, M. C. (2005). Think about language dialogically – Understand action dialogically.

Interdisciplinary conference in summer 2005, Munich University. Recuperado em 20 de setembro de

, de www.bertau.de/en/Main.06.01.html.

Brait, B. (1995). Problemas de lingüística geral. Campinas: Pontes/Editora da UNICAMP.

Broeckelman, M. A. (2005). Bakhtin speaking: a dialogic approach for teaching the basic public

speaking course. Thesis submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree Master of

Arts. Kansas State University. Recuperado em 11 de setembro de 2007, de

http://krex.ksu.edu/dspace/bitstream/2097/111/1/MelissaBroeckelman2005.pdf

Castoriadis, C. (1975). L´institution imaginaire de la société. Paris: Éditions du Seuil.

Castro, G. (2001). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR.

Clark, K., & Holquist, M. (1998). Mikhail Bakhtin. São Paulo: Perspectiva.

Cornejo, C. (2004). Who says what the words say? The problem of linguistic meaning in psychology.

Theory & Psychology, 14 (1), 5-28.

Eskin, M. (1997). Translator’s introduction. PMLA, 112 (2), 243-248.

HumanÆ. Questões controversas do mundo contemporâneo. v 12, n. 1 (Ano, 2018) ISSN: 1517-7606

WANDERLEY; SÃ E MEIRA / Na teia do dialogismo

Faraco, C. A. (2003). Linguagem & diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba, PR:

criar edições.

Friedrich, J. (2005). The use and function of the notion of dialogue in the Soviet-Russian discourse of

the 1920ies, especially with Yakubinsky and Vygostky. In M.-C. Bertau & J. Friedrich (Orgs.) (2005).

Think about language dialogically – Understand action dialogically. Interdisciplinary conference in

summer 2005, Munich University. Recuperado em 22 de janeiro de 2008, de

www.bertau.de/en/Main.06.01.html.

Lyra, M.C. D. P., & Bertau, M-C. (2008). Dialogical practices as basis for self. Studia Psychologica, 8,

-193.

Marková, I. (2006). Dialocidade e representações sociais: as dinâmicas da mente. Petrópolis, RJ:

Vozes.

Moreau M.-L., & Richelle, M. (1981). L'acquisition du langage. Bruxelles: Mardaga.

Peirce, C. S. (2000). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

Roncari, L. (1994). Prefácio. Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: EDUSP.

Saussure, F. (1966). Course in general linguistics. New York: McGraw-Hill. (Original work published

.

Silvestri, A., & Blank, G. (1993). Bajtín y Vigotski: la organización semiótica de la consciencia.

Barcelona: Anthropos.

Sirgado, A. P. A., & Goes, M. C. R. (2000). Pensamento e Linguagem: estudos na perspectiva da

psicologia soviética. Cadernos CEDES, 24, pp. 38-51.

Sobral, A. (2008). Ato/atividade e evento. In: B. Brait. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo:

Contexto.

Tezza, C., & De Castro, G. (2001). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR.

Valsiner, J. (1988). The Development of the Concept of Development: historical and epistemological

perspectives. In W Damon & R. Lerner (Orgs.), Handbook of Child Phychology (pp. 189-232). New

York: Wiley.

Vygotsky, L.S. (1987). Thinking and speech. . In M.C. D. P. Lyra & M-C Bertau (2008). Dialogical

practices as basis for self. Studia Psychologica, 8, 173-193.

Vigotski, L. S. (1998). Pensamento e linguagem. São Paulo. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotski, L. S., Lúria, A. R., & Leontiev, A. N. (Orgs.) (1988). Linguagem, desenvolvimento e

aprendizagem. São Paulo: Ed. Ãcone.

Yagello, M. (1997). Bakhtin, o homem e seu duplo. In: M. Bakhtin & V. N. Voloshinov Marxismo e

filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec.

Yakubinsky, L.S. (1923/1997). On dialogic speech. Transl. by M. Eskin. PMLA, 112, 243-256

(Originally published 1923).

Downloads

Publicado

2018-02-01

Edição

Seção

Artigos