Experiências na elaboração de Planos Diretores Participativos na Mesorregião da Mata Pernambucana

Autores

  • Mauro Normando Macêdo Barros Filho Faculdade de Ciências Humanas -ESUDA
  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Resumo

O presente artigo é uma síntese das experiências obtidas durante a elaboração dos Planos Diretores Participativos (PDPs) na Mesorregião da Mata de Pernambuco. O principal objetivo é confrontar a metodologia desenvolvida para a elaboração desses planos com os resultados obtidos, diante das especificidades físicoterritoriais, socioeconômicas, histórico-culturais dessa mesorregião. Para isso, o artigo é composto em quatro partes. Na primeira, é realizada uma breve contextualização da base legal disponível para a elaboração de PDP e da base operacional estabelecida pelo Governo do Estado de Pernambuco para este mesmo fim. Na segunda, “o município que temos”, são descritos a metodologia desenvolvida e os resultados alcançados no diagnóstico de quatro municípios localizados na Região de Desenvolvimento (RD) Mata Sul do Estado de Pernambuco: Amaraji, Escada, Gameleira e Ribeirão. Na terceira, “o município que queremos”, são apresentados a metodologia desenvolvida e os resultados alcançados na formulação das propostas para os mesmos municípios. Por fim, na última, são apresentadas algumas considerações finais sobre essas experiências

Biografia do Autor

Mauro Normando Macêdo Barros Filho, Faculdade de Ciências Humanas -ESUDA

Professor da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria do Carmo de Albuquerque Braga, Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA

Professora da Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos